Força Especial "Akhmat" chechena na frente de Kursk com artilharia autopropulsionada
Kursk, Federação Russa
9 de Setembro de 2024
Disparo de artilharia auto-propulsionada 2S3 "Akatsiya" (Acácia), de 152,4 mm, da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" (Отряд специального назначения "Ахмат", СпН "Ахма́т"), afecta às forças russas, na linha da frente de Kursk, Federação Russa, a 9 de Setembro de 2024.
A 2S3 "Akatsiya", guarnecida por 4 elementos, está equipada com uma peça de 152,4 mm, transportando até 46 munições. Consegue projectar as mesmas a uma distância de 18,5 km até 24 km com cargas especiais assistidas por foguete. Com um comprimento de 8,4 metros, uma largura de 3,25 metros, e uma altura de 3,05 metros, tem 28 toneladas, estando equipada com um motor diesel V-59 de 12 cilindros, com 520 hp, que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 63 km/h em estrada e de 45 km/h no campo, com um alcance operacional máximo de 500 km.
O militar ostenta no seu ombro direito o emblema do "Grupo Wagner" (com o novo desenho, adoptado deste Abril de 2023), aqui customizado para uma força da Unidade de Forças Especiais "Akhmat" com a designação, ao topo do círculo exterior, de "Kamerton" ("Камертон", "Diapasão"), derivado do facto de os combatentes do "Grupo Wagner" serem alcunhados de músicos - sendo o diapasão um utensílio de afinação musical. Na metade inferior podemos ler, a acompanhar o recorte circular, as quatro palavras "Кровь", "Честь", "Родина" e "Отвага"; respectivamente: "Sangue", "Honra", "Pátria" e "Coragem", correspondentes aos lemas do Grupo Wagner. Na lateral do capacete temos a bandeira da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), "Советских Социалистических Республик" (CCCP).
Comandada pelo Major-General Apti Alaudinov ("Апти Алаудинов"), a Unidade de Forças Especiais "Akhmat" foi fundada em 2022 na Chechénia, na dependência do respectivo presidente, Ramzan Kadyrov ("Рамзан Кадыров"), compreendendo várias sub-unidades, entre as quais, actualmente, a força "Kamerton", do "Grupo Wagner", referenciada no emblema usado na foto. A unidade está enquadrada no Grupo Sul das Forças Armadas da Federação Russa.
A designação "Akhmad" deriva de Akhmad Kadyrov ("Ахмат Кадыров"), nascido em 1951 e o primeiro Presidente da República da Chechénia. O mesmo apoiou Dzhokhar Dudayev contra as forças Russas durante a Primeira Guerra da Chechénia (1994-1996) mas, com o despoletar da Segunda Guerra da Chechénia (1999-2009), optaria por uma posição pró-Russa vindo a ser primeiro Presidente da República da Chechénia, de 5 de Outubro de 2003 a 9 de Maio de 2004, data em que foi assassinado, na capital Grozny, por milícias islâmicas Chechenas. O seu filho, Ramzan Kadyrov, é, desde Março de 2007, o actual Presidente da Chechénia.
Foto por Sergey Bobylev | Agência Sputnik
Comentários