Submarino NRP Tridente da Marinha Portuguesa entra na Baía de Plymouth no Sudoeste de Inglaterra
Baía de Plymouth, Inglaterra, Reino Unido
31 de Outubro de 2025
NRP Tridente (S160), submarino da classe homónima da Marinha Portuguesa, a entrar na Baía de Plymouth, no Sudoeste de Inglaterra, na manhã de 31 de Outubro de 2025, rumando à Base Naval de Devonport ("HMNB Devonport") da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"). Nas imagens, em segundo plano, pode ser observado o Forte do Quebra-mar de Plymouth, de finais do século XIX, georreferenciação 50.33441017688188, -4.14913478469474. O submarino português foi aqui escoltado pela lancha de patrulha "EGRET" (15m MOD, modelo NG1150, produzida pelas britânicas BMT/MST) operada pela Polícia do Ministério da Defesa ("Ministry of Defence Police", MDP) do Reino Unido.
O submarino NRP Tridente, sob comando do (OF-3) Capitão-tenente Hugo Almeida de Melo, com uma guarnição de 38 militares da Marinha Portuguesa e dois oficiais da Marinha Romena, largou a 14 de Outubro de 2025 da Base Naval de Lisboa, sob a égide da Operação Brilliant Shield, da NATO, que decorre no Atlântico Norte e no mar Báltico.
O NRP Tridente (S160), o primeiro de dois submarinos da classe homónima, foi construído entre 2007 e 2010 pela Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), em Kiel, na Alemanha, sob tipologia U-209PN, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa a 17 de Junho de 2010. Desloca 2 020 toneladas submerso, com um comprimento de 67,7 metros e um boca de 6,35 metros, capaz de uma velocidade, submerso, de 20 nós (37 km/h), com um alcance operacional de 12 000 milhas náuticas (22 000 km). Com uma guarnição base de 33 elementos (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças), está armado com 8 tubos lança torpedos de 533mm (4 deles aptos ao lançamento de mísseis UGM-84L "Harpoon"). Transporta até 16 torpedos WASS Blackshark (ou um número menor em função do número de "Harpoon" embarcados). Pode transportar e projectar minas multi-influência MN 102 MURENA. Pode ainda transportar 10 militares adicionais de unidades de operações especiais, designadamente operacionais do DAE ("Destacamento de Acções Especiais") da Marinha Portuguesa.
Esta classe conta com uma plataforma de propulsão diesel-eléctrica independente de ar (AIP, "Air-Independent Propulsion"), que reduz substancialmente a necessidade de oxigénio atmosférico para a operação regular do seu motor diesel-eléctrico (podendo operar até 3 semanas submerso sem recurso a "snorkelling").
Em segundo plano, o Forte do Quebra-mar de Plymouth, de finais do século XIX, georreferenciação 50.33441017688188, -4.14913478469474
Escolta da lancha de patrulha "EGRET" (15m MOD, modelo NG1150, produzida pelas britânicas BMT/MST) operada pela Polícia do Ministério da Defesa ("Ministry of Defence Police", MDP) do Reino Unido
Vídeo por Steve Jagger com fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo"
Rascunho aproximado do percurso do submarino NRP Tridente no acesso desde a Baía de Plymouth, com passagem de referência junto ao Forte do Quebra-mar de Plymouth (assinalado com círculo), rumo à Base Naval da "Royal Navy" em Devonport. Por "Espada & Escudo" sobre ortofotomapa Google Maps






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