Forças mecanizadas da Hungria treinam com míssil anti-carro Spike-LR2 em exercício NATO
Hungria
Novembro de 2025
Militar da 30.ª Brigada de Infantaria Mecanizada "Pál Kinizsi" das Forças Armadas da Hungria, operando plataforma de míssil guiado anti-carro Spike-LR2, no decurso do exercício táctico NATO "Brave Warrior 2025-II", em interoperabilidade com forças Italianas e Croatas, na Hungria, em Novembro de 2025. O exercício decorreu sob a égide do "NATO Forward Land Forces Battle Group Hungary" parte das "Forward Land Forces" (FLF) da NATO. O exercício permitiu qualificar com sucesso no "NATO Combat Readiness Assessment" (NATO CREVAL).
O "Spike" ("ספייק", "Espigão") LR ("Long Range"), do fabricante privado israelita Rafael, tem um alcance máximo de 4 km (versão LR1) a 5,5 km (versão LR2), voando a 130-180 m/s, com um comprimento de 117 cm e uma massa de 13 a 14 kg; com a plataforma portátil - compreendendo tripé, unidade de comando, mira térmica e unidade de comando - a pesar 12 kg; ou seja, uma plataforma e míssil integrados com uma massa total de 26 kg.
Suportado por sensor electro-óptico de alta resolução com luz de dia e de infravermelho, pode operar em modo "fire and forget", "fire and observe" (com condução pelo operador) e "fire to target coordinates" (autónomo, que permite o alcance fora da linha de vista ou em condições adversas), sendo conduzido com suporte de "data link" sobre cabo de fibra-óptica. A Hungria contratou o fornecimento de mísseis Spike-LR2 em Julho de 2021.
Foto via Forças Armadas da Hungria

Comentários