A Lição do Vístula: Exército Polaco em Treino Anfíbio Próximo da Ucrânia
Nisko, Polónia
Novembro de 2025
Exército polaco em treino, sob os primeiros nevões, de travessia aquática de uma lagoa (reservatório) artificial, de 300 metros de comprimento, na área de Nisko, georreferenciação 50.5458, 22.1234, na margem Sul do Rio San, afluente do Vístula, no Leste da Polónia, em Novembro de 2025. Nisko, na região Subcarpática do Sudeste da Polónia, dista cerca de 105 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia, e, a partir dali, a cerca de 50 km até ao centro de Lviv ("Львів"), a maior cidade do Oeste da Ucrânia.
Nas fotos podemos observar, em primeiro plano na travessia da lagoa, uma viatura de lagartas de transporte anfíbio PTS-M ("Plavayushchij Transportyer Sryednyj") de 10 toneladas e com 11,5 metros; e, na margem e em segundo plano na travessia da lagoa, bem como em plano lateral aproximado com a insígnia de fundo vermelho da flor Edelweiss (sp. Leontopodium alpinum) do 5.º Batalhão da 21.ª Brigada de Infantaria, uma viatura blindada anfíbia de combate de infantaria BWP-1 (a variante polaca da viatura soviética BMP-1), com peça de 73mm.
O treino decorreu com apoio direto dos meios e especialistas do 18.º Regimento de Sapadores ("18 Pułk Saperów"), sediados no centro de Nisko, georreferenciação 50.5240, 22.1291, a cerca de 2,4 km a sudeste deste ponto. Estiveram aqui meios do 5.º Batalhão da 21.ª Brigada de Infantaria de Podhalańskich ("21 Brygada Strzelców Podhalańskich") que, tal como o 18.º Regimento de Sapadores, estão afetos à 18.ª Divisão Mecanizada ("18 Dywizja Zmechanizowana"). Esta Divisão do Exército Polaco é designada coloquialmente por "Divisão de Ferro" ("Żelazna Dywizja") e que tem atribuído o flanco leste da Polónia, cobrindo uma vasta área que se estende de Podlasie (a Norte) até Bieszczady (A Sul).
Este treino tem lugar a cerca de 50 a 70 km a Leste do Rio Vístula ("Wisła"), o maior rio da Polónia, historicamente a linha de defesa crucial do país. Em 1920, este rio foi o palco da Batalha de Varsóvia, também conhecida como o "Milagre no Vístula", um confronto decisivo na Guerra Polaco-Soviética onde as forças polacas detiveram o avanço do Exército Vermelho ("Красная Армия", Krásnaya Ármiya). Durante a Segunda Guerra Mundial, em Janeiro de 1945, o Vístula serviu de linha de partida para a Ofensiva Vístula-Oder do Exército Soviético em 1945, que durou 23 dias, avançou 480 km e, ao estabelecer cabeças de ponte no Rio Oder, posicionou as suas forças a menos de 70 km de Berlim, preparando o ataque final à capital alemã. A conquista final da capital alemã ocorreria dois meses e meio depois, a 2 de Maio de 1945.
Fotos via 18.ª Divisão Mecanizada ("18 Dywizja Zmechanizowana") do Exército Polaco





Comentários