1984 – Saída de pista nas Lajes de C-130 Hercules da Força Aérea dos EUA


Lajes, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, Portugal
15 de Abril de 1984

Saída de pista de um quadrimotor de transporte Lockheed C-130E Hercules (64-0539, MSN 4029, YOM 1965) da "317th Tactical Airlift Wing" da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force"), com uma guarnição de 6 elementos a bordo (Comandante, Copiloto, Navegador, Engenheiro de Voo e dois "Loadmasters"), a 15 de Abril de 1984, na Base Aérea das Lajes, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, Portugal.
Este C-130 declarou uma emergência em voo, com o motor número 3 (asa direita, mais próximo da fuselagem) em falha (já desligado), procedendo, já com meios de emergência activados na base, para aterragem pela cabeceira 33 da pista (orientação a Noroeste, 330 graus).
No decurso da aterragem, ao activar assimetricamente a inversão de impulso ("reverse") em todos os restantes 3 motores funcionais (representando duas vezes mais energia na asa esquerda do que na direita), combinado com a presença de água na pista e ventos laterais, o C-130 acabaria por sair de pista pelo seu lado esquerdo, ultrapassando a vedação e colidindo, após atravessar muros de pedra (ditos "currais") a cerca de 120 metros da pista, com uma edificação civil rústica (um palheiro) nas traseiras de duas moradias no exterior da base (coordenadas 38.763189, -27.094207), com frente para a Rua António Homem. Registou-se apenas um ferido leve, parte da guarnição, com um dedo partido.
O C-130 seria rebocado e alvo de reparação nas Lajes, tendo recebido componentes e secções de outro C-130. Tratava-se, este último, de um salvado: o C-130 68-10946 (MSN 4326), acidentado cerca de 7 meses depois, a 2 de Novembro de 1984, no "Giebelstadt Army Airfield", na Alemanha. Foram recuperadas, em particular, as secções dos blocos de nariz, cockpit e asa, transportadas da Alemanha para as Lajes via C-5 "Galaxy". O C-130 acidentado nas Lajes regressaria ao serviço ao final de alguns meses, em meados de 1985, alcunhado de "FrankenHerk" (uma junção de Frankenstein com a abreviatura de Hercules e corruptela de destroço(s), "wreckage"), tendo sido retirado em Abril de 2011 ("Minnesota ANG - 133rd Air Wing") e desmantelado em Novembro de 2013.



Foto aérea a preto e branco por "1605th Military Airlift Support Wing" ("U.S. Air Force"). Fotos coloridas via "Bureau of Aircraft Accidents Archives" (B3A).





Apontamento do percurso aproximado de aterragem e saída de pista, georreferenciação ponto de interrupção final em 38.76318909348557, -27.09420797366371, por "Espada & Escudo" sobre cartografia e ortofotomapa actuais via Google Maps





Vídeo da operação de reboque a 20 de Abril de 1984, via "U.S. Air Force"






Insígnia da "317th Tactical Airlift Wing" da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch