Navio de recolha de informações da Marinha da Federação Russa acompanhado a 13 mihas da costa do Hawaii pela Guarda Costeira dos EUA
Oahu, Hawaii, Estados Unidos da América (EUA)
29 de Outubro de 2025
Acompanhamento do "Kareliya", número de amura ССВ-535, navio de recolha de informações da classe Project 864 (designação NATO "Vishnya”) da Marinha da Federação Russa, a cerca de 13 milhas náuticas (24 km) a Sul da Ilha de Oahu, Hawaii, Estados Unidos da América, a 29 de Outubro de 2025. Navega aqui em águas internacionais, estando as águas territoriais na marca das 12 milhas náuticas, conforme definido pela Convenção das Nações Unidas do Direito do Mar (CNUDM).
Com o prefixo ССВ do seu número de amura a corresponder, no original círilico, a "Судно Связи", com transliteração para SSV ("Sudno Svyazi"), lit. "Navio de Ligação/Comunicações", o "Kareliya" é aqui acompanhado por meios da Guarda Costeira dos EUA - envolvendo, em segundo plano na foto, uma aeronave quadrimotor HC-130 Hercules, a operar a partir da "Air Station Barbers Point" (Oahu, Hawaii), e o navio USCGC William Hart (número de amura WPC-1134), "cutter" da classe Sentinel, a partir do qual a foto é registada.
O "Kareliya", segunda unidade da classe Project 864 e ao serviço da Marinha Federação Russa desde 5 de Julho de 1986, está afecto à respectiva Frota do Pacífico ("Тихоокеанский флот"), sendo regularmente referenciado em operação ao largo da costa do Japão e do Hawaii. Da mesma classe, mas afecto à Frota do Báltico da Marinha da Federação Russa, o "Vasiliy Tatishchev" (231; ex-Pelengator), foi acompanhado, pela Marinha Portuguesa, ao largo da costa de Portugal entre 20 e 21 de Setembro de 2022.
A classe Project 864 conta com um total de sete unidades construídas pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entre 1985 e 1988, desloca 3 470 toneladas em carga completa, com 91,5 metros de comprimento, 14,6 metros de boca e 4,5 metros de calado. Propulsionados por dois motores diesel Zgoda Sulzer 12AV 25/30 de 2 200 hp cada, estes navios, com uma guarnição de até 146 elementos, sustentam uma velocidade máxima de 16 nós, com um alcance operacional de 7 000 milhas náuticas, estão equipados com vários sistemas de intercepção e análise de sinais, e armados, à vante, com 2 plataformas CIWS ("Close-in weapon system") AK-306 com 6 canos rotativos de 30mm e lançadores de mísseis de defesa antiaérea 9K38 "Igla" (um total de até 16 mísseis 9M39 armazenados).
O "cutter" William Hart da Guarda Costeira dos EUA, da classe "Sentinel" e a sua 34.ª unidade, ao serviço desde 26 de Setembro de 2019, desloca 359 toneladas, com 46,8 metros de comprimento, com 7,6 metros de boca e 2,9 metros de calado, sustentando uma velocidade máxima de 28 nós e com um alcance operacional de 2 500 milhas náuticas (4 600 km). Com uma guarnição de 24 elementos, está armado, à vante, com uma peça automática de 25mm, Mk 38 Mod 2 (estabilizada e de operação remota), e até 4 metralhadoras pesadas M2 em calibre 12,7x99mm (.50 BMG). A Guarda Costeira dos Estados Unidos conta, em 2025, com 59 navios activos desta classe, que entraram ao serviço entre 2012 e 2025 (e com mais unidades em construção), com atribuições de patrulha e vigilância.
A aeronave HC-130, correspondente a uma variante de maior alcance da plataforma de transporte C-130, é usada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos em contexto de missões de busca e salvamento (SAR/CSAR) com uma tripulação de 5 a 7 elementos. Propulsionado por 4 motores Rolls-Royce AE 2100D3 sustenta uma velocidade máxima de 610 km/h (em cruzeiro de 536 km/h) com um alcance operacional máximo de 8 300 km e um tecto de altitude de 10 000 metros.
Foto via Guarda Costeira dos Estados Unidos ("U.S. Coast Guard")



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