Dinamarqueses recebem formação Norueguesa na plataforma de defesa anti-aérea NASAMS


Ørland, Noruega 
11 de Novembro de 2025

Instrução, formação e treino de uma equipa das Forças Armadas da Dinamarca na operação da plataforma de defesa anti-aérea NASAMS, de curto a médio alcance, na Escola Táctica de Defesa Anti-Aérea ("Luftverntaktisk Skole" LVTS), na Noruega, por parte das Forças Norueguesas, em Ørland, a 11 de Novembro de 2025.
A plataforma, com 6 contentores de lançamento individual, é aqui transportada por uma viatura pesada do fabricante sueco SCANIA, modelo 113H 310, configuração de 3 eixos (6x6), com o número de registo militar 28054; equipada com grua hidráulica da austríaca Palfinger; e rebocando o sistema de geração-distribuição de energia. No detalhe das fotos podemos notar ainda, demarcados com marcações anelares de cor azul, o municiamento com mísseis AIM-120 AMRAAM em configuração inerte.
A Escola Táctica de Defesa Anti-Aérea faz parte do complexo da Base Aérea de Ørland, geo-referenciação 63.699108, 9.603940, na região costeira central da Noruega, a cerca de 420 km a Norte da capital Oslo, contando com uma pista, em asfalto, de 3 000 metros. Dista cerca de 1 600 km da Base Aérea de Keflavik, na Islândia. Operam a partir desta base, com destacamentos em outros pontos, a frota de F-35 da Força Aérea Norueguesa.
A plataforma NASAMS ("National Advanced Surface-to-Air Missile System" ou, originalmente, "Norwegian Advanced Surface-to-Air Missile System") é o resultado, em finais da década de 1990, de um desenvolvimento conjunto da norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace (KDA) e das norte-americanas Hughes Missile Systems e Hughes Aircraft Ground Systems Group (actualmente Raytheon). Permite a utilização de mísseis desenhados originalmente para o contexto ar-ar, a serem lançados a partir de plataformas terrestres, fixas e móveis. As primeiras duas versões, NASAMS (de 1997) e NASAMS 2 (de 2006), suportam o míssil de médio alcance, guiado por radar, AIM-120 AMRAAM (cerca de 50 km de alcance efetivo terrestre), e a plataforma NASAMS 3 (de 2019) incorpora também suporte para o míssil de curto alcance, guiado por infra-vermelho, AIM-9 "Sidewinder", e para o AMRAAM-ER ("Extended Range"), de maior alcance (acima de 50 km), guiado por radar.







"United Nordic Air Defenders" "Defend the Sky"



Fotos por Ole Andreas Vekve | Forças Armadas ("Forsvaret") da Noruega

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch