Fragata Vasco da Gama da Marinha Portuguesa entra na doca seca do Arsenal do Alfeite
Novembro de 2025
Imagens seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir do vídeo de 25 de Maio de 2023, durante a Sessão Solene do Dia da Marinha, in https://www.youtube.com/watch?v=6BnL5E3OMY8&t=1234s
Entrada para manutenção e reparação da fragata NRP Vasco da Gama, da classe homónima da Marinha Portuguesa, na doca seca do Arsenal do Alfeite, georreferenciação 38.66341644989728, -9.140414623834648, em Almada, no Estuário do Tejo, Novembro de 2025.
Esta doca é uma infra-estrutura de 138 metros de comprimento e 18 metros de largura, que permite intervenções técnicas que necessitam ser realizadas com o navio a seco, como é o caso do casco, linhas de veios, hélices e outros. Em Maio de 2025 foi referenciada a saída desta mesma infra-estrutura do submarino NRP Arpão da classe Tridente da Marinha Portuguesa.
A 25 de Maio de 2023, durante a Sessão Solene do Dia da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Henrique Gouveia e Melo, delineou o futuro das três fragatas Classe Vasco da Gama (VGAM) no contexto do seu programa de modernização. O Almirante anunciou que duas das fragatas [Álvares Cabral e Corte-Real] seriam modernizadas de forma abrangente, aptas para cenários de combate de alta intensidade, enquanto a terceira unidade da classe [Vasco da Gama] receberia apenas uma actualização limitada, sendo orientada para missões de experimentação e de comando e controlo [C2].
Tal experimentação cumprirá missões e tarefas em contextos como o CEOM (Centro de Experimentação Operacional da Marinha), a DIANA ("Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic", NATO) e o REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned System").
O Arsenal do Alfeite S.A., parte do Sector Empresarial do Estado Português, foi constituído pelo Decreto- Lei n.° 33/2009, de 5 de Fevereiro, como uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos tendo como accionista único a IdD – Portugal Defence, que gere as participações públicas do sector da defesa. Iniciou a sua actividade no dia 1 de Setembro de 2009, endereçando as necessidades de construção, manutenção e reparação naval, compreendendo áreas da electrónica, da optrónica, do armamento, da mecânica e da electrotecnia. A actual presidência do Conselho de Administração está confiada a Bernardo de Sousa Brás Vilar Soares, em funções desde 19 de Julho de 2024.
Fotos via Arsenal do Alfeite S.A.




Comentários