Aeronaves de patrulha, reconhecimento marítimo e luta anti-submarina "Poseidon" da "Royal Air Force" a operar a partir da Islândia


Keflavik, Islândia 
Novembro de 2025

Aeronaves Poseidon MRA1 (P-8A), ZP805, 06 e 08, da Força Aérea Britânica ("Royal Air Force", RAF) a operar em Novembro de 2025 no contexto da Operação "Silver Javelin" a partir da Base Aérea de Keflavik, georreferenciação 63.97977146329594, -22.653018274747748, no Sudoeste da Islândia. Esta operação envolve forças do Reino Unido, do Canadá e da Guarda Costeira da Islândia. A zona onde a mesmo se desenvolve insere-se no espaço oceânico entre a Gronelândia, a Islândia, o Norte do Reino Unido e a Noruega - o chamado "GIUK Gap".
No detalhe de uma das fotos podemos observar o carregamento de sonoboia passiva DIFAR/SPL, da norte americana Sonobuoy Tech Systems. DIFAR é o acrónimo para "Directional Frequency Analysis and Recording", "Gravação e Análise Direccional de Frequências"; SPL é o acrónimo para "Sound Pressure Level", Nível de Pressão Sonora.
As sonoboias são, grosso modo, um sonar descartável, projectadas com recurso a um paraquedas, para retardar a sua queda e, após mergulho na água, é activada a sua flutuação com recurso a dispositivo inflado por CO2, e então colocado na profundidade ajustada um sistema de hidrofones que, pelos sistemas de comunicação incluídos, irá transmitir para a aeronave a informação de localização (e.g., de um submarino) que consiga obter, podendo operar em janelas até 8 horas e a profundidades até 300 metros.
O P-8A "Poseidon" conta com 3 sistemas lançadores pneumáticos de sonoboias (com 10 tubos cada) e que podem ser reabastecidos em voo, em cerca de 6 minutos (cada um), a partir do interior. Estes 3 sistemas, cilíndricos e de rotação circular automática, produzidos pela norte-americana L3Harris ("Sonobuoy Rotary Launch System", SRL). Os P-08 Podem transportar 129 unidades de sonoboias.
O Boeing P-8A "Poseidon" é uma aeronave tripulada por 2 pilotos e com 7 elementos de missão, com um peso máximo à descolagem de 85,8 toneladas, com 39,47 metros de comprimento, uma altura de 12,83 metros e uma envergadura de 37,64 metros. Propulsionada por dois motores CFM56-7B27A, consegue uma velocidade máxima de 907 km/h (em cruzeiro, 815 km/h), com um tecto de 12 500 metros de altitude, e com uma raio de acção de 2 225 km (e de até 8 3000 km em ligação). O "Poseidon" pode receber, nos seus 5 suportes internos e 6 externos, diferentes combinações de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonoboias, etc). Em Maio de 2025 haviam sido construídas 185 unidades. A RAF conta actualmente com 9 destas aeronaves (a primeira recebida em 2019) a operar nos seus "120 Squadron" e "201 Squadron" a partir da base de Lossiemouth.







Fotos por Christian Sparks (RAF) | MoD © Crown







"GIUK Gap" (acrónimo resultante de "Greenland-Iceland-UnitedKingdom", GIUK), correspondente ao espaço ("gap") de navegação entre a Gronelândia, a Islândia e o Reino Unido. Infografia por Espada & Escudo sobre cartografia Google Maps.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch