Helicóptero NH-90 do Exército Francês em exercício de Forças NATO na Roménia


Roménia 
Novembro de 2025

Helicóptero médio bimotor de transporte táctico, NHIndustries NH-90 TTH "Caïman" (EBN, c/n 1433), da Aviação Ligeira do Exército Francês ("Aviation Légère de l'Armée de Terre", ALAT), no decurso do exercício NATO "Dacian Fall 25", na Roménia, Novembro de 2025.
Fabricado pela NHIndustries (NHI), um consórcio europeu composto pela Airbus Helicopters, Leonardo Helicopters e GKN Fokker Aerospace, o NH-90 TTH ("Tactical Transport Helicopter") corresponde à versão para uso em contexto terrestre deste helicóptero, tendo sido concebido para missões de transporte táctico e apoio em campo de batalha. Trata-se de um helicóptero com uma tripulação de 1 a 3 elementos, podendo transportar até 20 elementos sentados ou 12 macas em configuração de evacuação aeromédica. O aparelho tem um comprimento de 19,56 metros e um peso máximo à descolagem de 11 toneladas. Propulsionado por 2 turbinas Rolls-Royce Turbomeca RTM322, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 300 km/h (cerca de 162 nós) e um alcance operacional máximo de 800 km (cerca de 430 milhas náuticas).
A ALAT recebeu as primeiras unidades deste helicóptero em Dezembro de 2011, contando, desde 4 de Fevereiro de 2025, com um total de 63 unidades do NH-90 TTH "Caïman". França contratou ainda o fornecimento, com entregas projectadas para 2026 a 2029, de 18 unidades TTH TFRA Standard 2, a variante de operações especiais (10 encomendadas em 2020 e oito em 2023). As Forças Armadas Francesas operam ainda, na respectiva Marinha, 27 unidades NH-90 "Caïman Marine" correspondentes à variante naval ("NATO Frigate Helicopter", NFH).
Planeado pela NATO, via Quartel-General da Divisão Multinacional Sudeste ("Headquarters Multinational Division South-East", HQ MND-SE), baseado em Bucareste, o exercício "Dacian Fall 25", envolvendo 5 000 militares e 1 200 viaturas e equipamentos, iniciou-se a 20 de Outubro de 2025 e decorreu, na Roménia e na Bulgária, até 13 de Novembro de 2025. Contou com forças de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Polónia, Macedónia do Norte, Roménia, e Bulgária.
A designação deste exercício corresponde em Português a "Outono da Dácia", numa referência aos Dácios e à região e reino Dácio (82 a.C. - 106 d.C.). A região da Dácia correspondia ao território habitado pelos Dácios, com centro geográfico na actual Transilvânia. Os seus limites estendiam-se para Sul até ao rio Danúbio, para Leste até ao Mar Negro e para Oeste até ao rio Tisza. A cordilheira dos Cárpatos atravessava esta área centralmente. A antiga Dácia cobre, em termos modernos, a maior parte da Roménia, bem como zonas da Moldávia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Eslováquia e Ucrânia.
Foto por Rafał Samluk ("Combat Camera Poland")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch