Helicóptero NH-90 do Exército Francês em exercício de Forças NATO na Roménia
Roménia
Novembro de 2025
Fabricado pela NHIndustries (NHI), um consórcio europeu composto pela Airbus Helicopters, Leonardo Helicopters e GKN Fokker Aerospace, o NH-90 TTH ("Tactical Transport Helicopter") corresponde à versão para uso em contexto terrestre deste helicóptero, tendo sido concebido para missões de transporte táctico e apoio em campo de batalha. Trata-se de um helicóptero com uma tripulação de 1 a 3 elementos, podendo transportar até 20 elementos sentados ou 12 macas em configuração de evacuação aeromédica. O aparelho tem um comprimento de 19,56 metros e um peso máximo à descolagem de 11 toneladas. Propulsionado por 2 turbinas Rolls-Royce Turbomeca RTM322, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 300 km/h (cerca de 162 nós) e um alcance operacional máximo de 800 km (cerca de 430 milhas náuticas).
A ALAT recebeu as primeiras unidades deste helicóptero em Dezembro de 2011, contando, desde 4 de Fevereiro de 2025, com um total de 63 unidades do NH-90 TTH "Caïman". França contratou ainda o fornecimento, com entregas projectadas para 2026 a 2029, de 18 unidades TTH TFRA Standard 2, a variante de operações especiais (10 encomendadas em 2020 e oito em 2023). As Forças Armadas Francesas operam ainda, na respectiva Marinha, 27 unidades NH-90 "Caïman Marine" correspondentes à variante naval ("NATO Frigate Helicopter", NFH).
Planeado pela NATO, via Quartel-General da Divisão Multinacional Sudeste ("Headquarters Multinational Division South-East", HQ MND-SE), baseado em Bucareste, o exercício "Dacian Fall 25", envolvendo 5 000 militares e 1 200 viaturas e equipamentos, iniciou-se a 20 de Outubro de 2025 e decorreu, na Roménia e na Bulgária, até 13 de Novembro de 2025. Contou com forças de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Polónia, Macedónia do Norte, Roménia, e Bulgária.
A designação deste exercício corresponde em Português a "Outono da Dácia", numa referência aos Dácios e à região e reino Dácio (82 a.C. - 106 d.C.). A região da Dácia correspondia ao território habitado pelos Dácios, com centro geográfico na actual Transilvânia. Os seus limites estendiam-se para Sul até ao rio Danúbio, para Leste até ao Mar Negro e para Oeste até ao rio Tisza. A cordilheira dos Cárpatos atravessava esta área centralmente. A antiga Dácia cobre, em termos modernos, a maior parte da Roménia, bem como zonas da Moldávia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Eslováquia e Ucrânia.
Foto por Rafał Samluk ("Combat Camera Poland")

Comentários