Forças Ucranianas atacam petroleiros "Kairos" e "Virat" no Mar Negro ao largo da costa Turca
Mar Negro
28 de Novembro de 2025
Com recurso a "drones" navais de superfície "Sea Baby" as Forças Ucranianas atacaram, a 28 de Novembro de 2025, dois petroleiros da dita "frota fantasma" da Federação Russa, o "Kairos" (IMO 9236004) e o "Virat" (IMO 9832559), ambos com pavilhão da Gâmbia, no Mar Negro, ao largo da costa Turca, navegando em vazio. Tratou-se de uma acção conjunta da 13.ª Directoria Principal ("13-го Головного) do Departamento de Contrainteligência ("Департамент контррозвідки") dos Serviços de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СбУ; "Sluzhba Bezpeky Ukrayiny", SBU) e da Marinha Ucraniana.
O "Kairos" sofreu um violento incêndio à ré com danos muito alargados tendo as autoridades turcas referenciado o mesmo como perda operacional. O "Virat" sofreu danos em várias secções a estibordo no casco, acima da linha de água, mas de aparente menor criticidade, estando a ser rebocado por meios turcos. Todos os elementos das tripulações foram resgatados sem baixas a registar.
O ataque atingiu o "Kairos" (IMO 9236004), construído em 2002, de 150 000 toneladas, com 274 metros de comprimento e 48 metros de boca, a cerca de 30 milhas náuticas (56 km) a Norte do Porto turco de Kefken, georreferenciação 41.17079, 30.22226, cerca das 14:00 UTC; e o "Virat" (IMO 9832559), construído em 2018, de 115 mil toneladas com 250 metros de comprimento e 44 metros de boca, a cerca de 140 milhas náuticas (260 km) a Leste deste, e a cerca de 44 milhas náuticas (81 km) a Norte do Porto turco de Cide, georreferenciação 41.90086, 32.98254, cerca das 14:40 UTC. Tratam-se de posições situadas a cerca de 254 a 292 milhas náuticas (470 a 540 km) a Sul de Odesa.
Desenvolvidos pelo SBU desde Julho de 2022 e em operação desde Fevereiro de 2023, os "Sea Baby" são uma plataforma modular de embarcações não tripuladas usadas, com ogivas de alto-explosivo e apoiadas por sensores electro-ópticos, navegação e comunicações via satélite, desenhadas originalmente para atacar navios e infraestruturas em contexto marítimo e ribeirinho (vulgo, como "drones" navais suicidas). Suportam uma carga de até 2 toneladas com um alcance operacional na ordem dos 1 500 km. Novas versões, apresentadas em Outubro de 2025, compreendem já sistemas de armas (plataforma de 10 foguetes "Grad" de 122mm, e estação remota com metralhadora pesada NSV "Utyos" ("Утёс", "Rochedo"), calibre 12.7×108mm) colocando uma dimensão táctica e operacional mais alargada e reutilizável a esta plataforma.
Durante a 2.ª Guerra Mundial a Marinha Imperial Japonesa usou as "Shinyo" ("震洋") - lanchas de madeira deslocando 1.35 a 2.2 toneladas, capazes de velocidade de 26 a 30 nós, equipadas com uma carga de alto explosivo de 270 kg, visando, em acção suicida, atacar os navios inimigos. Estas lanchas contavam também com plataformas lança-foguetes de 120 mm, montadas uma em cada bordo, à ré. Foram produzidas mais de 6 milhares de unidades.
O termo "frota fantasma" (ou frota "sombra"), que integra as tipologias de risco da "Dark Fleet" e da "Grey Fleet", constitui um fenómeno estrutural adoptado por analistas de transporte marítimo, como a Lloyd’s List Intelligence, e especialistas em regimes coercivos. Esta vasta e crescente rede de petroleiros (estimada entre 300 a 600 unidades) tem como objectivo primário eludir o regime de sanções financeiras e as regulamentações internacionais aplicadas ao petróleo de jurisdições sancionadas, designadamente a Federação Russa, na sequência da sua invasão da Ucrânia em 2022. Tais navios operam maioritariamente sob bandeiras de conveniência de baixo custo regulatório, caracterizando-se pela opacidade deliberada nas estruturas de titularidade final (UBO) e, frequentemente, pela ausência ou deficiência de cobertura P&I (Protecção e Indemnização). A utilização desta frota paralela permite manter o fluxo global da produção de crude, mesmo sob sanções, mas suscita sérias preocupações internacionais no que concerne à mitigação do risco de sinistralidade marítima e poluição ambiental, dada a sua deterioração do estado estrutural e deficiente classificação técnica, bem como o recurso a práticas de transporte enganosas (DSP, "Deceptive Shipping Practices"), como as operações de transbordo no mar (STS, "Ship-to-Ship Transfers").
O petroleiro Kairos (IMO 9236004) foi adicionado à lista de sanções da União Europeia em 20 de Maio de 2025 e às do Reino Unido ("Office of Financial Sanctions Implementation", OFSI) em 12 de Setembro de 2025. O petroleiro Virat (IMO 9832559) foi adicionado à lista de sanções da União Europeia em 18 de Julho de 2025 e às do Reino Unido (OFSI) em 12 de Setembro de 2025.
Vídeo via SBU com fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo"
Anotação de georreferenciação infográfica em alto-nível por Espada & Escudo sobre Google Maps
Emblema da 13.ª Directoria Principal ("13-го Головного) do Departamento de Contra-Inteligência Militar ("Департамент військової контррозвідки") dos Serviços de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СбУ; "Sluzhba Bezpeky Ukrayiny", SBU)
Foto de referência - Kairos, IMO 9236004
Ex-Katiushka Jun2021; ex-Filikon, Jan2004; ex-Paros, Nov2002
Foto de referência - Virat, IMO 9832559
Ex-Valor, Oct2023; ex-Crudesun, Jul2018








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