"Sting" - Preparação de drones interceptores das Forças da Ucrânia
Ucrânia
30 de Outubro de 2025
O "Sting" foi desenvolvido pelo colectivo ucraniano de tecnologia militar "Wild Hornets" ("Дикі шершні", "Vespas Selvagens") e operacionalizado a partir de 2024, com componentes da sua estrutura produzidos a partir de impressão 3D (com equipamentos Bambu Lab FDM e Rows Elegoo), propulsionado por 4 rotores eléctricos, alcançando uma velocidade máxima na ordem dos 315 km/h e uma altitude de 3 000 metros (ou superior). Pode receber diferentes combinações de "payload" em termos de ogiva e de sensores electro-ópticos.
Está equipado com camara térmica Kurbas da ucraniana Odd Systems, sendo operados remotamente ou autonomamente com suporte de "software" de Inteligência Artificial, destinados ao uso como interceptores de drones.
Em Maio de 2025 foi referenciada em registo vídeo a acção de um destes "Sting" abatendo um drone de ataque de tipologia "Shahed" das Forças da Federação Russa. Em Outubro de 2025, uma delegação ucraniana visitou a Dinamarca, demonstrando a vários aliados Europeus o abate sobre o mar de drone-alvo QinetiQ Banshee (Meggitt BTT-3 com 2,8 metros de comprimento e 2,49 metros de envergadura de asa e um peso bruto de 73 kg).
Fotos por Anatolii Stepanov | Reuters




Comentários