"Drone" russo de "decoy" recuperado na Moldova após ataque sobre Ucrânia


Cuhurestii de Jos, Florești , Moldova 25 de Novembro de 2025
Um "drone" modelo "Gerbera" ("Гербера"), numeracção de cauda "Ы Ы 47604", pertencente às Forças Armadas da Federação Russa, caiu cerca das 09:00 locais de 25 de Novembro de 2025 sobre a aldeia de Cuhurestii de Jos (georreferenciação 47.928333, 28.591389), Florești, no Nordeste da Moldova. O local dista cerca de 20 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
As Forças Armadas da Moldova detectaram neste contexto um grupo de seis "drones" a entrar no seu espaço aéreo, voando a cerca de 1 500 metros de altitude. Esta incursão é resultado do ataque de saturação lançado pela Federação Russa sobre a Ucrânia na noite de 24 para 25 de Novembro de 2025, sendo o drone aqui referenciado parte desse mesmo conjunto.
O "Gerbera" ("Гербера", referindo-se à flor Gerbera jamesonii) é utilizado como drone de engodo (decoy), de reconhecimento, de relay de sinal rádio ou como sistema de ataque suicida com ogivas de carga reduzida (na ordem dos 5 kg). Produzido pela russa JSC Akabuga e ao serviço das Forças da Federação Russa desde Julho de 2024, é tido como uma versão de baixo custo da plataforma iraniana "Shahed-136" ("Geran-2" na produção russa local). Possui 2 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura de asa, capaz de atingir uma velocidade de 160 km/h, com um tecto de altitude máxima de 3 000 metros, e um alcance de 300 a 600 km. Na sua configuração de decoy de maior alcance, serve o propósito táctico de saturar as defesas antiaéreas, permitindo a passagem de vectores de ataque efectivamente letais.
A unidade aqui referenciada foi recolhida pela Polícia da República da Moldova ("Poliția Republicii Moldova"). A análise forense ao "payload", com ausência de ogiva explosiva, levou à sua classificação como um drone de engodo, dito "decoy". Outros "drones" da mesma tipologia foram anteriormente referenciados no espaço aéreo romeno, polaco e lituano.




Fotos via Polícia da República da Moldova ("Poliția Republicii Moldova") e via vídeo "Agora" | Interact Media SRL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch