"Merlin" e C-295M da Força Aérea Portuguesa em resgate médico a partir de paquete ao largo dos Açores


Oceano Atlântico, Região Autónoma dos Açores 
26 de Outubro de 2025

Helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 752 – "Fénix" e um avião C-295M da Esquadra 502 – "Elefantes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operarem a partir da Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Terceira, Açores, procederam a missão de resgate médico de uma mulher de 77 anos a bordo do paquete "Artania" (IMO 8201480), a 26 de Outubro de 2025, a 333 km (180 milhas náuticas) a Oeste das Lajes. O EH-101 descolaria pelas 13:15 UTC e o C-295M pelas 13:30 UTC, tendo a paciente sido helitransportada para S. Miguel, e aí entregue aos cuidados do Hospital do Divino Espírito Santo.
A acção foi dirigida pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ("Maritime Rescue Co-ordination Centre", MRCC Delgada), que desencadeou as operações via Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes ("Rescue Coordination Center", RCC) das Lajes, envolvendo 3h55 de operação pelo EH-101 Merlin e 3h35 pelo C-295M.
O navio "Artania" (IMO 8201480), construído na Finlândia em 1984, desloca 44 mil toneladas, com um comprimento de 231 metros e uma boca de 32 metros, navegando com pavilhão das Bahamas. Com uma tripulação de 537 elementos transporta até 1260 passageiros, sustentando uma velocidade de 22 nós. Propriedade, desde 2009, da alemã MS Artania Shipping, é operado desde 2011 pela alemã Phonmeix Resein, estando aqui a desenvolver um cruzeiro de 19 dias, desde Bremerhaven (Mar do Norte, Alemanha) de onde largou a 19 de Outubro de 2025, e até Palma de Maiorca (Mediterrâneo, Espanha), que alcancará a 6 de Novembro de 2025.
Após o resgate na tarde de 26 de Outubro de 2025, alcançaria o Porto de Ponta Delgada, em S. Miguel, pelas 10:15 UTC de 27 de Outubro de 2025. Prosseguiria a 28 Outubro de 2025 até ao largo do Porto da Horta, no Faial, e aportando nesse mesmo dia pelas 15:34 UTC no Porto da Praia da Vitória, na Terceira. Largaria daqui cerca das 19:00 UTC de 29 de Outubro de 2025 rumando ao Porto do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, onde aportaria cerca das 13:30 UTC de 31 de Outubro de 2025. Largaria pelas 13:05 UTC de 1 de Novembro de 2025 e alcançaria o Porto de Tânger, em Marrocos, pelas 06:56 UTC de 3 de Novembro de 2025, onde se encontra actualmente.
O Agusta-Westland EH-101 "Merlin" tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 kh/h com um raio de acção de 740 km e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda suportar uma carga alternativa exterior na ordem das 4,5 toneladas no seu gancho inferior de carga ("Under-Slung Load", USL) .
O C-295M foi desenhado e contruído sob requisito de transporte militar de médio e curto alcance, contando com rampa hidráulica, na secção traseira da fuselagem, que permite a entrada e o lançamento de carga e paraquedistas. Tem 24,45 metros de comprimento, com uma envergadura de asa de 25,81 metros, com um peso máximo à descolagem de 23 toneladas, propulsionada por 2 motores Pratt & Whitney Canada PW-127G de 2 645 hp cada, que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 470 km/h (em cruzeiro de 350 km/h) com um alcance de 3 900 km. Com 2+2 tripulantes pode transportar 68 militares ou 45 paraquedistas totalmente equipados. Numa configuração de evacuação aeromédica pode transportar até 24 macas ou 70 passageiros.
Portugal adquiriu em 2006 um total de 12 aeronaves C-295 M, com as primeiras unidades a terem sido entregues em 2009. Do conjunto, 7 são de transporte táctico (PG01) e 5 de VIMAR, vigilância marítima (PG02 e PG03). Destas, por sua vez, 2 unidades (PG03) estão equipadas com sistema de reconhecimento fotográfico (RFOT) integrado na plataforma STAR SAFIRE IV HD-FLIR - que tira partido dos sensores electro-ópticos, de suporte infravermelho, e de software especializado para poder obter, classificar e transmitir imagens de alta-resolução.








Fotos e vídeo via FAP


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch