Infantaria mecanizada Portuguesa em exercício NATO no Leste Europeu


Roménia 
Novembro de 2025

Militares do Exército Português, afectos à 7.ª Força Nacional Destacada, Companhia de Atiradores Mecanizada (7FND CAtMec/ROU), "Viriatos", na Roménia, Novembro de 2025, no decurso do exercício NATO "Dacian Fall 25".
Podemos observar viatura blindada de rodas, Pandur II 8x8 ICV ("Infantry Carrier Vehicle"), armada com metralhadora pesada M2, calibre 12,7x99mm NATO, e com militar na escotilha armado com FN Herstal SCAR-L, calibre 5.56x45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint CompM4; e outro militar, apeado, com um canhão sem recuo Carl Gustav de 84mm (ao ombro, em bandoleira) e pistola Glock 17 Gen5 em calibre 9x19mm (em coldre à cintura).
Planeado pela NATO, via Quartel-General da Divisão Multinacional Sudeste ("Headquarters Multinational Division South-East", HQ MND-SE), baseado em Bucareste, o exercício "Dacian Fall 25", envolvendo 5 000 militares e 1 200 viaturas e equipamentos, iniciou-se a 20 de Outubro de 2025 e decorrerá, na Roménia e na Bulgária, até 13 de Novembro de 2025. Conta com forças de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Polónia, Macedónia do Norte, Roménia, e Bulgária.
A designação deste exercício corresponde em Português a "Outono da Dácia", numa referência aos Dácios e à região e reino Dácio (82 a.C. - 106 d.C.). A região da Dácia correspondia ao território habitado pelos Dácios, com centro geográfico na actual Transilvânia. Os seus limites estendiam-se para Sul até ao rio Danúbio, para Leste até ao Mar Negro e para Oeste até ao rio Tisza. A cordilheira dos Cárpatos atravessava esta área centralmente. A antiga Dácia cobre, em termos modernos, a maior parte da Roménia, bem como zonas da Moldávia, Bulgária, Sérvia, Hungria, Eslováquia e Ucrânia.
Comandada pelo (OF-3) Major de Infantaria Nelson José Borges Paulo e constituída por 200 militares (do Exército e da Marinha), a 7.ª FND, Companhia de Atiradores Mecanizada, para o Teatro de Operações da Roménia (7FND CAtMec/ROU), aprontada desde 6 de Janeiro de 2025 no Regimento de Infantaria N.º 14 (RI14), "Viriatos", em Viseu, foi projectada para a Roménia em Julho de 2025, no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia. Terminada a rotação padrão de 6 meses deverão estar de regresso a Portugal em Janeiro de 2026.



Fotos por Rafał Samiluk | "Combat Camera Poland"





Detalhe, em campo, do "patch" da 7FND CAtMec/ROU "Viriatos"





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch