Exército dos EUA treina com "Ghost-X" no Deserto de Mojave no âmbito do programa TiC 2.0


Fort Irwin, California, Estados Unidos da América (EUA) 
1 e 2 de Novembro de 2025

Treino de militares da 2.ª Brigada da 1.ª Divisão de Cavalaria do Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army") a operarem com drone "Ghost-X" ("Fantasma-X") no contexto de exercício de aplicação de campo do programa TiC 2.0, no "National Training Center" (NTC) de Fort Irwin, no Deserto de Mojave, região norte de San Bernardino, no Sul da Califórnia, EUA, a 1 e 2 de Novembro de 2025.
O TiC é o acrónimo do programa "Transforming in Contact" (lit. "Transformando em Contacto") concebido como iniciativa estratégica do Exército dos Estados Unidos para a implementação célere de tecnologias emergentes junto das forças no terreno. O seu objectivo central reside na adaptação das formações tácticas e na optimização da sua prontidão e desempenho operacional, mediante o emprego de tecnologias modernas, tais como sistemas aéreos não tripulados, guerra electrónica e logística preditiva.
A fase inicial, desenvolvida como piloto desde finais de Fevereiro de 2024, envolveu a 2.ª Brigada da 101.ª Divisão Aerotransportada, sediada em Fort Campbell, Kentucky, focada na
mobilidade aérea táctica e envolvimento vertical; a 3.ª Brigada de Combate da 10.ª Divisão de Montanha, estacionada em Fort Johnson, Louisiana, especializada em operações em terreno acidentado e compartimentado, de orografia exigente; e pela 2.ª Brigada de Combate da 25.ª Divisão de Infantaria, localizada no Hawaii, vocacionada para a actuação na região do Indo-Pacífico e em ambiente de selva.
A 15 de Outubro de 2024 evoluiu para uma segunda interacção, a TiC 2.0, comunicada em Washington, D.C. durante a Reunião Anual da Associação do Exército dos Estados Unidos ("Association of the United States Army", AUSA) pelo Chefe de Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos, General Randy A. George, e incidindo em particular sobre unidades mecanizadas, de escalão Brigada e Divisão, e na integração híbrida de soluções militares e produtos comerciais disponíveis ("Commercial Off-The-Shelf", COTS). Estão envolvidas a 1.ª Brigada de Combate Blindada (ABCT) da 3.ª Divisão de Infantaria, o 2.º Regimento de Cavalaria (2nd Cavalry Regiment - 2CR) e a 2.ª Brigada da 1.ª Divisão de Cavalaria (2/1 CD). Projecta-se para 2027 a operacionalidade alargada do programa.
O "Ghost-X", desenhado e fabricado pela norte-americana Anduril Industries (fundada em 2017, com sede em Costa Mesa, Califórnia), com perfil orientado ao reconhecimento e identificação/acompanhamento de objectivos, é um drone de descolagem e aterragem vertical ("Vertical Take-Off and Landing", VTOL) alimentado por uma ou duas baterias que lhe permitem uma janela de operação de até 75 minutos e uma capacidade de carga de 9 kg (com uma massa total de 25 kg). Com o "kit" de comunicações de longo alcance pode ser operado até uma distância de 25 km. O "Ghost-X", além de poder receber diferentes combinações de sensores e equipamentos, compreende capacidade de operação autónoma e "software" de planeamento de missões - sobre uma plataforma tecnológica Lattice OS, um sistema operativo modular orientado a plataformas de defesa, segurança e protecção civil, desenvolvido pelo fabricante.






Fotos por Tyler Williams e Julian A. Winston | "U.S. Army"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch