Treino da Brigada de Budapeste com CZ Bren 2
Treino, com espingarda automática CZ Bren 2, em calibre 5,56×45mm NATO, de militares da Brigada de Guarnição de Budapeste - Bravo Cavaleiro Sándor Szurmay ("vitéz Szurmay Sándor Budapest Helyőrség Dandár") das Forças Armadas da Hungria ("Magyar Honvédség", MH), Novembro de 2025 na Hungria. A unidade é actualmente comandada pelo (OF-5) Coronel Joseph Mudra.
A CZ Bren 2, de origem checa pela CZ Firearms, e ali ao serviço desde 2011, é produzida na Hungria pela Colt CZ Hungary (detida em 51% pelo grupo Colt CZ e 49% pela holding estatal húngara N7), com licenciamento desde 2018 e "ramp-up" de produção desde 2022 - com o objectivo de substituir, num prazo de 10 anos, a anterior arma padrão das forças húngaras, a AK-63D. A Colt CZ Hungary produz também a pistola metralhadora CZ Scorpion EVO 3 e as pistolas CZ P-07 e P-10, todas em calibre 9x19mm Parabellum.
A designação honorífica desta unidade, Sándor Szurmay, diz respeito ao nome do oficial e político húngaro, nascido a 19 de Dezembro de 1860, em Bocșa (Reino da Hungria), que combateu no decurso da 1.ª Guerra Mundial, de Novembro de 1914 a Abril de 1916, liderando o Corpo Szurmay na Frente Oriental, onde se destacou, no Inverno de 1914/1915, na defesa da passagem de Uzsok (nos Cárpatos, entre a Polónia e Ucrânia) contra as Forças Russas. Serviu como Ministro da Defesa Húngaro entre 1917 e 1918. O título "Cavaleiro" decorre de Szurmay ter sido agraciado, em 1917, com a Cruz de Cavaleiro ("Ritterkreuz") da Ordem Militar de Maria Teresa ("Militär-Maria-Theresien-Orden"). Viria a falecer, com 84 anos, em Budapeste, a 26 de Fevereiro de 1945.
Fotos por Bankó József | Forças Armadas da Hungria ("Magyar Honvédség", MH)
Insígnia da Brigada de Guarnição de Budapeste - Bravo Cavaleiro Sándor Szurmay ("vitéz Szurmay Sándor Budapest Helyőrség Dandár") das Forças Armadas da Hungria ("Magyar Honvédség", MH)
Emblema, de campo, da Brigada de Guarnição de Budapeste - Bravo Cavaleiro Sándor Szurmay ("vitéz Szurmay Sándor Budapest Helyőrség Dandár") das Forças Armadas da Hungria ("Magyar Honvédség", MH)





Comentários