Treino em contexto de altitude de artilharia autopropulsionada de 155mm das Forças Chinesas
A PLZ-05 é uma unidade de artilharia auto-propulsionada, ao serviço desde 2008 e com mais de 3 centenas de unidades produzidas, com uma massa de 35 toneladas, 11,60 metros de comprimento, 3,38 metros de largura e 3,55 metros de altura. Tem uma velocidade máxima de 65 km/h e um alcance operacional de 550km.
Guarnecida por 4 elementos, está armada com uma peça PLL-01 de 155mm, e, opcionalmente, com uma metralhadora pesada QJC.-88 de 12,7×108 mm. Dotada de sistemas digitais de comando e controlo, consegue projectar as suas cargas a distâncias entre os 20 km (carga standard), os 39 km (carga especial) e até aos 53km (carga especial assistida por foguete). Pode ainda disparar a munição WS-35, guiada por satélite (sistema BeiDou) e dotada de aletas de estabilização e que poderá ter um alcance de até 100km.
O 76.º Grupo do Exército da República Popular da China ("第七十六集团军"), baseado em Xining (na extremidade nordeste do Planalto Qinghai-Tibete), na Província de Qinghai, é um dos 13 grupos das suas Forças Armadas, estando afecto ao respectivo Teatro de Operações Ocidental (com sede em Chengdu). Predominantemente montanhoso (Himalaias e outras cadeias), planaltos de elevada altitude, desertos e estepes, este Teatro de Operações integra as regiões autónomas de Xinjiang e do Tibete e fronteiras internacionais com a Índia, o Nepal, o Butão, o Paquistão, o Afeganistão, o Cazaquistão, o Quirguizistão e o Tajiquistão.
Fotos por He Dan | Exército de Libertação Popular da China


Comentários