Leopard 2A6 do Exército Português em exercício táctico de alta intensidade na Eslováquia


Eslováquia
Novembro de 2025

Leopard 2A6, com número táctico 74 (a azul) e Cruz de Cristo (a vermelho), com metralhadora média FN MAG, calibre 7.62×51mm NATO, armamento padrão instalado no topo da torre, do pelotão de carros de combate afecto à Força Nacional Destacada para a Eslováquia, das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia, no decurso de um exercício táctico de alta intensidade na Eslováquia, Novembro de 2025. Esta força, com 120 militares, é comandada pelo (OF-3) Major de Infantaria Manuel Pedro Afonso Viana.
As Forças Armadas Portuguesas iniciaram em Julho de 2025 a terceira rotação das suas forças destacada na Eslováquia, reforçando as mesmas com meios mecanizados e designadas agora como 1ª Força Nacional Destacada (FND) de Escalão Subagrupamento - sendo composta por um Subagrupamento de Armas Combinadas com militares do Batalhão de Infantaria Pesado, do Grupo de Carros de Combate, do Batalhão de Apoio de Serviços e do Regimento de Artilharia N.º 4. A força teve a sua projecção original iniciada em Junho de 2024, com cinco carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português.
O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO "MultiNational Brigade Slovakia", MN BDE TF SVK), compreende efectivos de Portugal, Espanha, Chéquia, Eslovénia, Eslováquia e Roménia. Está baseado em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia. A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária.
O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), de 60 toneladas, com 10,9 metros de comprimento, 3,7 metros de largura, 3 metros de altura, capaz de uma velocidade máxima de 68 km/h, equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec), sediada em Santa Margarida, comandada actualmente, desde 13 de Outubro de 2025, pelo Brigadeiro-General Brigadeiro-General Fernandes de Oliveira. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").

Foto via NATO MN BDE TF SVK

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA