"LITTLE BIRD" EM EXERCÍCIO DE FORÇA ESPECIAL DA GUARDA NACIONAL


Riverton, Wyoming, EUA
2 de Maio de 2023

Operacionais do 123.º Esquadrão de Tácticas Especiais, força de operações especiais da Guarda Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos da América, transportados por um helicóptero MH-6 "Little Bird" (23650), afecto ao 160.º Regimento de Aviação de Operações Especiais do Exército dos EUA ("160th SOAR (A)"), com a alcunha de “Night Stalkers”, no decurso do exercício "Agile Chariot", em Riverton, Wyoming, no Norte dos EUA, a 2 de Maio de 2023.

O exercício "Agile Chariot" decorreu no estado norte-americano do Wyoming, conduzido pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos (AFSOC), tendo levado a que aeronaves MC-130J "Commando" II, MQ-9 "Reaper", A-10S "Thunderbolt" II e MH-6 "Little Bird" treinassem em operação a partir da auto-estrada 287 e 789 a 30 de Abril de 2023 e a 2 de Maio de 2023, respectivamente. Estas acções simularam a tomada de troços de auto-estrada e a sua garantia de uso seguro com forças de protecção, o estabelecimento das mesmas como pontos avançados de abastecimento de combustível e munições, conduzindo ainda, a partir delas, operações especiais simulando um cenário de recuperação de pessoal com uso dos MH-6.

O MH-6 "Little Bird" é uma referência e uma plataforma de sucesso das Forças de Operações Especiais dos EUA, com um historial que remonta à década de 1980 e, com sucessivos "upgrades", mantendo-se ainda activamente ao serviço. Pesando pouco mais de 700 Kg, conta com um turbina Allison T63 que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 282 km/h, para uma velocidade de cruzeiro de 250 km/h. Conta com 2 tripulantes e até 6 passageiros (tipicamente 4), num peso total máximo à descolagem de 1 400 kg.

Durante a operação "Just Cause", em Dezembro de 1989, no Panamá, foram usados quatro "Little Birds" na operação "Acid Gambit" ( ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/05/delta-e-night-stalkers-em-resgate-no.html ) que permitiram extrair o operacional da CIA, Kurt Muse, e os operacionais em campo da "Delta Force" que o resgataram, a partir do estabelecimento prisional de "Modelo" (que seria demolido em 1996, e onde se situa hoje o estabelecimento prisional "La Joyita"). Em Outubro de 1992, na Somália, durante a Batalha de Mogadíscio, parte da operação "Gothic Serpent", popularmente conhecida como o incidente "Black Hawk Down", os "Little Birds" tiveram uma acção operacional de primeira linha particularmente intensa e determinante na protecção aos operacionais dos "Rangers" e da "Delta Force". De volta à Somália, em Setembro de 2009, quatro "Little Birds", estariam envolvidos no "raid" a Baraawe, no decurso da operação "Celestial Balance", tendo por objectivo Saleh Ali Saleh Nabhan e os seus militantes al-Shabaab sob a égide da al-Qaeda. Neste "raid", transportando operacionais SEAL (DEVGRU), atacaram as viaturas em que os mesmos se deslocavam, abatendo-o bem como vários outros militantes.

Foto por Sargento Carly Kavish | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"