PATRULHA E RECONHECIMENTO ROBOTIZADOS
Holloman, Novo México, EUA
17 de Abril de 2023Um robot terrestre Vision 60 Q-UGV, num exercício de simulação de patrulha no perímetro da Base Aérea de Holloman, geo-referenciação 32.85983627419689, -106.12205739253488 , https://goo.gl/maps/EgBkoSinnDWKZqYD9 , da Força Aérea dos EUA, no Novo México, no Sudoeste dos Estados Unidos da América, a cerca de 125 km da fronteira, a Sul, com Ciudad Juárez, no México, a 17 de Abril de 2023.
Produzido pela norte-americana Ghost Robotics, o Vision 60 Q-UGV, com a sua configuração quadrupede, é designado popularmente por "cão robot". Tem uma massa total de cerca de 50 kgs, com uma altura de 54 cm (até à base do chassis) e um comprimento de 85 cm. Sustenta um alcance operacional de 12 km, com uma janela de operação de 10 horas (21 horas em "standby") e podendo carregar um "payload" máximo de 10 kgs, com uma velocidade máxima de 3 m/s. A configuração das suas "pernas" e "chassis" combinadas com uma programação de tracção inteligente permitem-lhe negociar escadas, terrenos acidentados, fragmentados, de declive, ribeirinhos e mesmo de gelo (recuperando a sua posição mesmo em caso de queda com viragem completa graças a "flip" assimétrico por qualquer uma das sua quatro "pernas").
Com testes de campo alargados já realizados, desde 2020, pelas Forças Armadas dos EUA e da Austrália, pode ser usado num perfil de patrulha de segurança (como o caso aqui documentado, em torno do perímetro de uma base militar), em funções de apoio em combate em reconhecimento de proximidade, ou em funções de recolha de informação por infiltração. Pode operar em quaisquer condições meteorológicas, em contexto diurno e nocturno, com todo um alargado conjunto de acessórios e sensores electro-ópticos (visão térmica, braços manipuladores). Pode operar de forma autónoma a partir de "base stations" integradas com outros meios de comando e controlo.
O acrónimo Q-UVG significa "Quadrupedal Unmanned Ground Vehicle", literalmente "Veículo Terrestre Quadrupede Não-Tripulado".
Foto por Isaiah Pedrazzini | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")
Comentários