PROJECTO DE "DRONE" SUBMARINO UCRANIANO


Kyiv, Ucrânia
26 de Abril de 2023

Foi apresentado a 26 de Abril de 2023, em Kyiv, na Ucrânia, pelo projecto de cooperação para a defesa "BRAVE 1", um projecto de "drone" subaquático, o Toloka TLK-150. Com 2,5 metros de comprimento e um alcance operacional de 100 km, de estrutura tubular, com quilha e estabilizadores horizontais, está equipado com motorização eléctrica com 2 propulsores acoplados aos estabilizadores, mastro para camara e sistema de comunicações, bem como com sistemas de navegação e sensores. Trata-se do que popularmente se designa por "Drone Kamikaze" ou, numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munition").

Quando da apresentação do projecto Toloka TLK-150, a "BRAVE 1" referenciou ainda duas outras unidades, de maior dimensão e alcance: o TLK-400, de 4 a 6 metros de comprimento (com um alcance de 1 200 km); e o TLK-1000 de 4 a 12 metros de comprimento (com um alcance de 2 000 km).

O "cluster" de desenvolvimento "BRAVE 1" é uma plataforma desenvolvida pelo Governo da Ucrânia agregando os respectivos Ministérios da Defesa, da Transformação Digital, da Economia, e das Indústrias Estratégicas bem como o Conselho Nacional de Defesa e Segurança e o Estado Maior General das Forças Armadas.

"Toloka" é uma expressão que designa uma forma de assistência e trabalho comunitário, com origem na região do Báltico e da Ucrânia, para a realização de tarefas urgentes que requerem um conjunto alargado de recursos, como seja uma colheita, a construção de uma edificação ou de uma estrada. Em termos modernos é usada muitas vezes em associação a projectos de "crowdfunding".

Em Novembro de 2022 a Ucrânia, através da iniciativa United 24, apresentou um "drone" naval de ataque ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/11/detalhes-de-drone-naval-ucraniano.html que em Setembro e Outubro de 2022 foi referenciado em operação sobre Sevastopol , ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/09/drone-naval-junto-base-russa-na-crimeia.html . Na madrugada de Abril de 2023 foi referenciado um outro ataque à base naval de Sevastopol que terá sido efectuado já por uma segunda geração (ou variante) destes mesmos "drones" navais.

Desenhos conceptuais e infografia por Espada & Escudo
Fotos via OSINT


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"