REBOQUE MARÍTIMO COM VIATURAS ANFÍBIAS CHINESAS


Sul da China
Abril de 2023

Exercício de manobra anfíbia, no Sul da China, em finais de Abril de 2023, de viaturas blindadas Norinco Type 05, afectas a uma das Brigadas do 73.º Grupo de Exércitos do Exército de Libertação Popular da China. O 73.º Grupo do Exército está sediado em Xiamen, uma cidade portuária na província de Fujian, no Sudeste da China, junto ao estreito de Taiwan - de que dista de uma travessia de aproximadamente 100 milhas náuticas (185 Km).

No plano mais afastado temos uma variante ZTD-05/ZLT-05 ("ZTD-05两栖突击车"), armada com uma peça estriada ZPL-98A de 105mm (apta a disparar munições convencionais e mísseis guiados anti-carro). No plano mais próximo, da mesma plataforma base, temos a variante de reboque e recuperação, com grua ("05式两栖装甲抢救车") - a executar aqui, precisamente, um treino de reboque em contexto marítimo.

Estas viaturas, num contexto de operações de desembarque, podem ser lançadas no mar, a partir de navios de assalto, tipicamente a distâncias na ordem dos 10 kms da costa, e progredir pelos seus próprios meios até terra. Com um peso de 26 a 28 toneladas, consegue uma velocidade máxima em estrada de 65 Km/h e de 28 a 30 km/h em modo anfíbio (aproximadamente 15 a 16 nós), e terão sido construídas mais de 200 unidades.
Foto por Fan Xiaoming | Exército de Libertação Popular da China

Foto por Peng Zhifu (Exército de Libertação Popular da China)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"