"LINCE" DA MARINHA SOBRE O RIO DOURO


Porto, Portugal
20 de Maio de 2021

Um transporte de carga suspensa, uma Polaris Ranger SP (com um peso em vazio de 548 kg), executado por um helicóptero Westland Super Lynx Mk95A ("Super Lince"), 19202, da Marinha Portuguesa, no decurso das demonstrações do Dia da Marinha Portuguesa, a 20 de Maio de 2021, com a Ponte D. Luís I sobre o Rio Douro, Porto, em segundo plano. O "Lince" da Marinha Portuguesa está aqui armado com uma metralhadora pesada FN M3M em calibre 12.7x99mm (.50 BMG).

Este transporte foi executado com recolha a partir do convés de voo do NRP D. Francisco de Almeida (F334), fragata da classe Bartolomeu Dias, naquele troço do Rio Douro, para o parque de estacionamento, nascente, do Cais da Alfândega.

A Marinha Portuguesa conta actualmente com 5 unidades do Westland Super Lynx Mk95. Entraram ao serviço originalmente em 1993, estando a decorrer, desde 2020, a sua modernização pela Leonardo Helicopters (com novos motores LHTEC CTS800-4N, novos aviónicos, novo guincho de resgate eléctrico, etc), sendo a unidade aqui fotografada uma das que já completou a mesma.

Foto por André Carvalho


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas