SU-24 UCRANIANO COM MÍSSIL "STORM-SHADOW"
Ucrânia
24 de Maio de 2023Postal dedicado e assinado por Ben Wallace, o Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, aquando da visita do mesmo a Kyiv, a 24 de Maio de 2023, entregue a Oleksii Reznikov, o Ministro da Defesa da Ucrânia, mostrando um Sukhoi Su-24(MR) da 7.ª Brigada de Aviação Táctica ("7-ма бригада тактичної авіації") da Força Aérea da Ucrânia, armado com míssil de cruzeiro "Storm Shadow" de origem britânica. O Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido declarou, a 11 de Maio de 2023, no Parlamento Britânico, o fornecimento de mísseis SCALP "Storm Shadow" às Forças Armadas da Ucrânia.
Na dedicatória no postal, lemos "To all the braver 'few' who risk all for the glory of Ukraine [...] UK Secretary of State for Defense", literalmente: "A todos os 'poucos' bravos que tudo arriscam pela glória da Ucrânia [...] Secretário de Estado do Reino Unido para a Defesa".
A expressão 'poucos' deriva do contexto histórico da Batalha de Inglaterra entre a "Royal Air Force" (Força Aérea Britânica) e a "Luftwaffe" (Força Aérea Alemã), durante a 2.ª Guerra Mundial, da passagem do discurso de Winston Churchill, Primeiro Ministro do Reino Unido, à Casa dos Comuns em Londres, a 20 de Agosto de 1940, "Nunca no campo do conflito humano, tantos deveram tanto a tão poucos" ("Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few"), enaltecendo o desempenho dos militares da "Royal Air Force".
O SCALP EG "Storm Shadow" ("Système de Croisière Autonome à Longue Portée - Emploi Général", Sistema de Míssil de Cruzeiro de Longo-Alcance - Uso Geral"), produzido pelo agregado europeu MBDA, e ao serviço desde 2002, é um míssil de cruzeiro, lançado a partir de aeronaves, cuja versão de exportação tem um alcance de 250 km (sendo a versão base capaz de 560 km). Tem uma massa total de 1 300 kg, um comprimento de 5,1 metros, um diâmetro de 48 cm, uma envergadura de asa de 3 metros, e transporta uma ogiva de 450 kg. Voa a uma altitude de 30 a 40 metros, com capacidade de seguimento do terreno, a uma velocidade de Mach 0,8 a 0,95. Incorpora navegação por inércia, GPS e TERPROM, com orientação na trajectória terminal com apoio de sensores electro-ópticos, compreendendo infra-vermelho. Foi usado em contexto de combate nos Teatros de Operações do Iraque, da Líbia e da Síria, por parte das Forças Armadas Britânias e Francesas.
A Força Aérea Ucraniana conta com o apoio de integração tecnológica das Forças Armadas da Polónia (que já decorre desde finais de 2022), para garantir que as plataformas de base russa ao serviço da Força Aérea da Ucrânia, designadamente as aeronaves Sukhoi Su-24, possam usar estes sistemas de armas ocidentais.
Foto via Oleksii Reznikov (Ministro da Defesa da Ucrânia)
Comentários