"HARPIA" ANTI-DRONE RUSSA
Ilha de Sakhalin, Federação Russa
Maio de 2023Exercício por parte de uma sub-unidade de guerra electrónica da Federação Russa, da sua Região Militar Leste ("Восточного военного округа", ВВО), com "arma" anti-drone "Harpia" ("Гарпия"), no Campo de Tiro da Ilha de Sakhalin ("Сахали́н"), na Costa do Pacífico Norte, no Leste da Federação Russa, em Maio de 2023. A Ilha de Sakhalin dista cerca de 43 km do Norte do Japão, separados pelo Estreito de La Pérouse.
A "Harpia", de produção russa, com um peso de cerca de 4 kgs, e um comprimento de 68 cm, aqui equipada com uma mira óptica Bushnell 3-9x40mm EG, tem uma autonomia de operação de 60 minutos, um alcance até 2 000 metros, e opera interferindo com as frequências de 435 e 900 MHz, e de 1.2, 1.5, 2.4, e 5.8 GHz. Além das frequências de operação, a "Harpia" interfere ainda com as frequências dos sistemas de navegação (GPS , GLONASS, Galileo, BeiDou).
As Forças Russas testaram aqui a "Harpia" em operação contra o DJI Mavic Pro, um "drone" comercial, de fabrico chinês, muito comum como ferramenta de reconhecimento no Teatro de Operações da Ucrânia.
Foto via vídeo do Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Comentários