"HÉLI" COM PLATAFORMA DE VIGILÂNCIA NA IRLANDA DO NORTE


Irlanda do Norte
ca. 1982

Sistema de camara de vigilância "Heli-Teli", instalado num helicóptero Westland "Lynx", operado pelo "Royal Corps of Signals" do Exército do Reino Unido, no decurso da Operação "Banner" na Irlanda do Norte, ca. 1982.

Desenvolvido pela General Electric Company - Marconi (GEC-Marconi), o "Heli-Teli" ("Helicopter-Television") incorporava uma camara de televisão, uma plataforma de giro-estabilização, uma estrutura esférica de protecção exterior, monitores e um sistema de transmissão SHF associado a um posto móvel de controlo onde o sinal era recebido.

A prova de conceito remonta a Julho de 1972, numa iniciativa conduzida pelo Major Tony Fielding, comandante da "8th Infantry Brigade HQ & Signal Squadron" (na Irlanda do Norte), que levou à instalação de uma camara de TV e um transmissor portátil SHF a bordo de um helícoptero Westland "Scout" - tendo transmitido com sucesso, em directo, a imagem de televisão assim capturada a partir do meio aéreo. A solução visava endereçar a necessidade do comando gerir de forma imediata a resposta a situações tácticas a desenrolaram-se no terreno, e, sem este recurso, prejudicada por informação incompleta e assimétrica.

Uma unidade deste equipamento, na sua versão inicial, afecta ao Westland "Scout" e ainda sem a estrutura exterior, está patente em exposição no "International Helicopter Museum" em Weston-super-Mare, no Reino Unido.

Foto via "Royal Signals Museum"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA