"BARTOLOMEU DIAS" EM EXERCÍCIO NO ATLÂNTICO NORTE
Atlântico Norte
Abril de 2023O NRP "Bartolomeu Dias", com o número de amura F333, fragata da classe do mesmo nome da Marinha Portuguesa, afecto ao "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), parte do "Very High Readiness Joint Task Force - Maritime", em finais de Abril 2023, a participar no exercício Dynamic Mongoose, no Atântico Norte, entre as costas da Noruega, das Ilhas Faroe e da Islândia.
Tendo-se iniciado a 24 de Abril de 2023 em Trondheim, na região centro da Noruega, e a decorrer até 5 de Maio de 2023, com 15 navios envolvidos, a corrente edição do exercício anual Dynamic Mongoose, sob égide da NATO, envolve a participação de 12 nações (Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Reino, Unido, Estados Unidos e Islândia). É especialmente orientado às tácticas de guerra anti-submarina ("Anti-Submarine Warfare", ASW), sendo regularmente o maior exercício em tal âmbito conduzido pela NATO.
O NRP Bartolomeu Dias é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda) e originalmente lançado a 16 de Maio de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Nes na Marinha Holandesa. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 16 de Janeiro de 2009, como o primeiro navio da classe Bartolomeu Dias.
Tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 20 nós na variante de propulsão diesel. Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com 16 mísseis Mk 48 VLS Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 Avenger de 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.
Esta participação do NRP "Bartolomeu Dias" no SNMG1 iniciou-se com a sua partida da Base Naval de Lisboa (BNL), a 26 de Fevereiro de 2023 e prolongar-se-á até 25 de Junho de 2023. Sob comando do Capitão-de-fragata José João Rodrigues Pedra, conta nesta missão uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, com uma equipa de mergulhadores e com uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados.
Foto via Marinha Portuguesa
Comentários