ALOUETTE ACOMPANHA MARINHA NA GUINÉ


Rio Mansoa, Província Ultramarina da Guiné, Portugal
Outubro de 1969

Vista, sobre o Rio Mansoa, de uma embarcação semi-rígida de um Destacamento de Fuzileiros Especiais e do NRP "Lira" (número de amura P 361), uma Lancha de Fiscalização Grande (LFG) da Classe Argos da Marinha Portuguesa, a partir de um helicóptero Aérospatiale Alouette III da Força Aérea Portuguesa, em operação no Norte da Província Ultramarina da Guiné, Portugal, em Outubro de 1969.

O NRP "Lira" (número de amura "P 361"), uma Lancha de Fiscalização Grande (LFG), entrou ao serviço da classe Argos da Marinha Portuguesa a 19 de Junho de 1964, afecto ao Teatro de Operações da Guiné, onde daria entrada a 15 de Outubro de 1964, com o indicativo de chamada de rádio ("callsign") CTGC. Foi construído pelos estaleiros do Arsenal do Alfeite (AA), deslocando 2 100 toneladas, com um comprimento de 41,7 metros, uma boca de 6,7 metros e um calado de 2,1 metros. Equipada com 2 motores diesel de 1 200 hp alcançava uma velocidade máxima de 17 nós. Guarnecida por 24 elementos, estava armada com 2 peças Bofors 40L60 em reparos simples Mk 9/ cal. 40 mm (uma à vante e outra à ré). Estas peças projectam as suas munições 40 × 311 mm R até uma distância máxima de 7 160 metros, com um velocidade inicial de 850 m/s e uma cadência máxima de 120 a 140 disparos por minuto.




Excerto vídeo a partir do documentário original por INA (l'Institut National de l 'Audiovisuel) realizado por Jean Baronnet sob trabalho jornalístico de Jean François Chauvel, com imagem por Jean Louis Normand e som por Roger Mathurin. Produção de "Office national de radiodiffusion télévision française"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124