ALOUETTE ACOMPANHA MARINHA NA GUINÉ


Rio Mansoa, Província Ultramarina da Guiné, Portugal
Outubro de 1969

Vista, sobre o Rio Mansoa, de uma embarcação semi-rígida de um Destacamento de Fuzileiros Especiais e do NRP "Lira" (número de amura P 361), uma Lancha de Fiscalização Grande (LFG) da Classe Argos da Marinha Portuguesa, a partir de um helicóptero Aérospatiale Alouette III da Força Aérea Portuguesa, em operação no Norte da Província Ultramarina da Guiné, Portugal, em Outubro de 1969.

O NRP "Lira" (número de amura "P 361"), uma Lancha de Fiscalização Grande (LFG), entrou ao serviço da classe Argos da Marinha Portuguesa a 19 de Junho de 1964, afecto ao Teatro de Operações da Guiné, onde daria entrada a 15 de Outubro de 1964, com o indicativo de chamada de rádio ("callsign") CTGC. Foi construído pelos estaleiros do Arsenal do Alfeite (AA), deslocando 2 100 toneladas, com um comprimento de 41,7 metros, uma boca de 6,7 metros e um calado de 2,1 metros. Equipada com 2 motores diesel de 1 200 hp alcançava uma velocidade máxima de 17 nós. Guarnecida por 24 elementos, estava armada com 2 peças Bofors 40L60 em reparos simples Mk 9/ cal. 40 mm (uma à vante e outra à ré). Estas peças projectam as suas munições 40 × 311 mm R até uma distância máxima de 7 160 metros, com um velocidade inicial de 850 m/s e uma cadência máxima de 120 a 140 disparos por minuto.




Excerto vídeo a partir do documentário original por INA (l'Institut National de l 'Audiovisuel) realizado por Jean Baronnet sob trabalho jornalístico de Jean François Chauvel, com imagem por Jean Louis Normand e som por Roger Mathurin. Produção de "Office national de radiodiffusion télévision française"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"