FUZILEIROS COMBATEM NAS RUAS DE FALLUJAH


Fallujah, Iraque
9 de Novembro de 2004

Militares da Companhia Bravo do 3.º Batalhão do 1.º Regimento do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC) em combate nas ruas de Fallujah ("ٱلْفَلُّوجَة"), no Iraque, a 9 de Novembro de 2004. A cidade de Fallujah, na província de Al Anbar, nas margens do Rio Eufrates, dista cerca de 69 km a Oeste da capital Baghdad ("بَغدَاد").

O militar mais à esquerda na foto, deitado e a operar o seu rádio táctico com a mão esquerda, está armado com uma metralhadora M249 "Squad Automatic Weapon", SAW (variante norte-americana da plataforma belga FN Minimi), em calibre 5,56×45mm NATO. Apoiado sobre a mochila do fuzileiro deitado, mais à direita na foto, ajoelhado, o segundo militar está armado com uma M16A4, em calibre 5,56×45mm NATO, equipada com mira óptica Trijicon ACOG 4x e com iluminador apontador laser AN/PEQ-2; às suas costas tem uma caçadadeira, calibre 12, Mossberg 590A1.

Estes combates têm lugar no decurso da Segunda Batalha de Fallujah, que decorreu ao longo de 1 mês e meio, de 7 de Novembro de 2004 a 23 de Dezembro de 2004, na sequência da Primeira Batalha que ali teve lugar em Abril do mesmo ano - visando aqui tomar, definitivamente, o controlo da cidade na posse da Al-Qaeda e de outros grupos insurgentes. Os registos históricos indicam ter sido esta a batalha urbana mais intensa em que as forças norte-americanas estiveram envolvidas desde a Batalha de Huế, em 1968, no Vietnam, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/03/combates-de-rua-na-ofensiva-do-tet.html .

Foto por Marco Di Lauro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA