NAVIO RUSSO DE RECOLHA DE INFORMAÇÕES ACOMPANHADO PELAS FORÇAS PORTUGUESAS


Oceano Atlântico, Portugal
7 de Maio de 2023

Navio de recolha de informação electrónica "Yuriy Ivanov" ("Юрий Иванов"), ao serviço da Marinha da Federação Russa desde há apenas 8 anos, a ser acompanhado, a 7 de Maio de 2023, na Zona Económica Exclusiva de Portugal, pelo NRP "Corte-Real" (número de amura F332), fragata da classe "Vasco da Gama" da Marinha Portuguesa. A 8 de Maio de 2023 foi também acompanhado por um Lockheed P-3C CUP+ ORION da Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa, a operar a partir Base Aérea nº 11 em Beja. O "Yuriy Ivanov" foi referenciado a 5 de Maio de 2023 a abandonar o Teatro de Operações do Mediterrâneo, passando o Estreito de Gibraltar.

O navio "Yuriy Ivanov" ("Юрий Иванов"), Project 18280, afecto à Directoria de Informações da Marinha da Federação Russa ("Разведывательное управление для ВМФ России"), ao serviço desde 26 de Julho de 2015, desloca 4 000 toneladas em carga completa, com 95 metros de comprimento, 16 metros de boca e 4 metros de calado. Alcança uma velocidade máxima de 20 nós (em cruzeiro de 16 nós), com um alcance operacional de 8 000 milhas náuticas (cerca de 14 800 km). Com uma guarnição de 120 a 130 elementos, está armado com 4 metralhadoras pesadas MTPU-1 Zhalo em calibre 14,5mm, e com sistemas portáteis de defesa anti-aérea (MANPADS) 9K38 Igla. Está equipado com toda uma panóplia de sistemas de navegação, comunicações, intercepção e localização electrónicas.

Esta navio faz parte da classe homónima de novos navios de recolha de informação electrónica (SIGINT, "Signals Intelligence") da Federação Russa, tendo sido construídas 2 unidades, ambas ao serviço. A segunda unidade entrou ao serviço há 5 anos, a 25 de Junho de 2018, o "Ivan Khurs".

O NRP Corte-Real, com uma guarnição de 170 militares, é um navio escolta oceânico com polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego. Foi construído em 1991, nos estaleiros da Howaldtswerke-Deutsche Werft, HDW (em Kiel, junto ao mar Báltico, na Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe Vasco da Gama. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 22 de Novembro de 1991.

Tem um comprimento de 115,9m, uma boca máxima de 14,2m, deslocando 3 200 toneladas, com uma velocidade máxima de 20 nós na variante de propulsão diesel. Está armado com um peça de artilharia Creusot-Loire de 100mm; com 2x4 mísseis Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x3 reparos de tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Phalanx, assente num canhão M61 Vulcan 20 mm com 6 canos rotativos; com metralhadoras pesadas de 12,7 mm; e com convés de voo e hangar para um helicóptero Westland Lynx Mk95.

Foto por Marinha Portuguesa


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