FRANCESES CONDUZEM EXERCÍCIO DE GRANDE ENVERGADURA


Reims, França
22 de Abril de 2023

Helicóptero de transporte táctico NH90 TTH, do "Armée de Terre" das Forças Armadas Francesas, com metralhadora FN MAG 58, calibre 7.62×51mm NATO, com mira óptica L3 EOTECH 512, no decurso do exercício multinacional "ORION" em Reims, França, a 22 de Abril de 2023. Em segundo plano, sentado, com uma H&K G36 de coronha rebatida, está um militar do Batalhão Toledo da Brigada "Galicia" VII (BRILAT) do "Ejército de Tierra" das Forças Armadas de Espanha.

ORION é um acrónimo para "Opération de grande envergure pour des armées Résilientes, Interopérables, Orientées vers le combat de haute intensité et Novatrices", "Operação de grande envergadura para Forças Armadas Resilientes, Interoperacionais e Inovadoras orientada a combate de alta intensidade". Projectado desde 2020, a edição de 2023 do "ORION" é a primeira de um ciclo trienal deste exercício.

Correspondeu ao maior exercício militar realizado pelas Forças Armadas Francesas em várias décadas. França envolveu mais 14 países, num agregado de 13 700 militares (12 000 dos quais franceses), com unidades terrestres, aéreas e navais bem como componentes em ciberespaço, entre 21 de Fevereiro de 2023 e 5 de Maio de 2023.

O exercício, dirigido pelo Tenente-General Emmanuel Gaulin, criou um cenário, em 4 fases, em que as Forças Armadas Francesas projectam a sua força nacional de urgência ("Échelon national d’urgence", ENU) para apoiar um país parceiro, o estado imaginário de "Arnland", sob ameaça do vizinho "Mercure", que apoia milícias em território daquele e concentra forças de bloqueio e interferência junto às respectivas fronteiras terrestres e marítimas. O conflito de milícias e fronteiras escala levando, já na sua 4.ª e derradeira fase, de grande envergadura, a uma intervenção alargada, de 19 de Abril a 5 de Maio de 2023, por parte das forças francesas e dos aliados entretanto envolvidos.

Foto via "Ejército de Tierra" das Forças Armadas de Espanha


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA