1987 - "CESSNA" ATERRA JUNTO À PRAÇA VERMELHA


Praça Vermelha, Moscovo, União Soviética
28 de Maio de 1987

Pilotado por Mathias Rust, um alemão de 18 anos com uma experiência de 50 horas de voo, um Cessna F172P "Skyhawk" II, matrícula D-ECJB (c/n F17202087), aterrava, ao final da tarde de 28 de Maio de 1987, junto à Praça Vermelha ("Красная Площадь"), em Moscovo, capital da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Mathias Rust alugou o Cessna a 13 de Maio de 1987, no aeródromo de Uetersen, Hamburgo, na Alemanha, de onde partiu, rumo à Islândia. Ao final de 4 horas de voo, efectua escala nas Ilhas Shetland, onde pernoita. No dia seguinte, 14 de Maio, parte rumo a Vagar nas Ilhas Faröe, onde escala e pernoita. Daqui parte, a 15 de Maio, rumo à Islândia, onde fica durante 2 semanas.

A 28 de Maio de 1987, o piloto amador alemão parte da capital da Islândia, Reykjavik, com escala nas Ilhas Shetland, rumo a Bergen (na Noruega). Dali descola e efectua uma paragem para rebastecimento no aeroporto de Helsinquia-Malmi (na Finlândia), informando o controlo local de um plano voo com destino a Estocolmo (na Suécia), e descolando pelas 12h21. Cerca de 10 minutos após descolar, sobre Nummela, Vihti, opta por inverter a sua rota e seguir para Leste, rumo à URSS, desligando os equipamentos de comunicação do Cessna e saindo do radar finlandês junto a Esppo. Atravessa o Mar Báltico e prossegue então, cruzando a região de fronteira costeira da Estónia, em Kohtla-Järve, rumo a Moscovo.

Pelas 14h29 é detectado pelos radares das Forças Armadas da URSS e perante a impossibilidade de resposta à identificação é escalado com uma marcação de combate com o número 8255. Acompanhado pelas baterias de mísseis terra-ar da 204.ª Brigada do 54.º Corpo de Defesa Anti-Aérea (" 54-й корпус ПВО"), esta mesma unidade, pelas 14h48, faz descolar dois Mikoyan Gurevich MiG-23 (NATO, "Foxhound") que interceptam o Cessna "Skyhawk" de Mathias Rust e que visualmente estabelecem contacto com o mesmo, reportando que lhes era semelhante a um avião civil soviético Yakovlev Yak-12. Sem autorização para abater o mesmo, acabam por perder contacto na região de Godv.

Cerca de 3 anos e meio antes um Boeing 747-230B da Korean Air Lines (KE007/KAL007) em voo de New York (EUA) para Seoul (Coreia), via Anchorange, Alaska (EUA), com 269 pessoas a bordo, havia sido abatido por dois mísseis K-8 (NATO AA-3 "Anab") disparados por um Su-15 da Força Aérea da URSS a oeste da sua Ilha de Sakhalin, sobre o Mar do Japão. Daqui resultou uma restrição que proibia, que sem instruções especiais ao mais alto nível, que fossem abatidos aviões civis.

Mais adiante, o Cessna "Skyhawk" é detectado pelos radares soviéticos em várias ocasiões mas em todas elas acaba por ser desconsiderado - assumido, num dos locais, na região de Pskov ("Псков") como parte de exercícios em curso pela própria força aérea , e, em outro local, a cerca de 65 km a Oeste da cidade de Torzhok ("Торжок"), pela sua baixa velocidade e baixa altitude, como um dos helicópteros a participar numa missão de busca e salvamento. Estava aqui a 200 km do centro de Moscovo, cerca de 1 hora de viagem.

Após cerca de 1 000 km, Mathias Rust alcança a Praça Vermelha, e, após 3 passagens a baixa altitude sobre a mesma, tentando que a população em passeio se afastasse e lhe permitisse espaço para a sua aterragem, opta por o fazer no eixo viário da ponte Bolshoi Moskvoretsky ( geo-referenciação 55.75136467132331, 37.62418399456254 , ref. https://goo.gl/maps/uyDTAGa5VnocWfXU8 ), e procede ao "taxiing" da sua aeronave no parque de estacionamento paralelo, a cerca de 100 metros abaixo da Catedral de São Basílio. O relógio na torre do Kremlin marcava 18h43, cerca de 5 horas e meia depois da partida de Helsínquia.

Mathias Rust seria detido, ao final de cerca de 1 hora, pelas autoridades da URSS, enquanto convivia com populares junto ao Cessna. Alegando que este seu acto decorria apenas de motivações pessoais e pacíficas, a 4 de Setembro de 1987 é condenado a 4 anos de prisão. A 3 de Agosto de 1988, 2 meses após a Cimeira de Moscovo, onde foi ratificado o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio, assinado entre o Presidente da URSS, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, e o Presidente dos EUA, Ronald Wilson Reagan, Mathias Rust seria libertado do estabelecimento de alta-segurança de Lefortovo (Moscovo) onde esteve, detido e preso, durante um total de 14 meses.

O F172P "Skyhawk" II é um Cessna 172 construído em França, sob licença, pela Société Anonyme Reims Aviation. Trata-se de um monomotor, de asa alta, de 4 lugares, de construção em metal, com 8,2 metros de comprimento e 10,9 metros de envergadura de asa. Tem um peso máximo à descolagem de 1 089 kg. O seu motor, um Lycoming O-320-D2J, de 4 cilindros e 5,24 litros, com 160 hp, permite-lhe uma velocidade máxima de 282 km/h, com um tecto de altitude máxima de 3 962 metros. O modelo alugado por Mathias Rust em Uetersen, matrícula D-ECJB (c/n F17202087), construído em 1980, estava já equipado com um depósito suplementar de combustível, de mais 70 litros, que lhe permitiam um alcance de 1 390 km.

Este Cessna "Skyhawk" está actualmente, e desde 2008, em exposição em Berlim, no Museu de Tecnologia da Alemanha ("Deutsches Technikmuseum"), suspenso a partir das vigas do tecto de uma das suas salas.

Foto via OSINT


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