RAÍNHA NORUEGUESA DA BUSCA E SALVAMENTO
Sola, Rogaland, Noruega
4 de Abril de 2023Vista do "cockpit" de um helicóptero Leonardo-AgustaWestland AW101-612, designado localmente por "SAR Queen", ao serviço da 330.ª Esquadra ("330 skvadron") da Força Aérea da Noruega, em operação a partir de Sola, Rogaland, no Sudoeste da Noruega, ao final da tarde de 4 de Abril de 2023.
A designação "SAR Queen" corresponde a "Raínha SAR" - por extenso, "Raínha da Busca e Salvamento" ("Search And Rescue", SAR). A designação decorre de uma evolução da associação existente na Noruega ao uso dos heliópteros "Sea King ("Rei do Mar"), ao longo de 4 décadas, para as atribuições de busca e salvamento - e que este novo modelo veio gradualmente substituir. A primeira unidade do AW101-612, de um total de 16 encomendadas, entrou ao serviço da Força Aérea Norueguesa em Setembro de 2020, dispondo actualmente de 13 unidades (e ainda de 10 unidades "Sea King" Mk43B).
O AW101 tem um comprimento de fuselagem de 19,53 metros (22,85 metros incluindo os rotores), um peso máximo à descolagem de 15,6 toneladas, sendo tripulado por um equipa mínima de 2 pilotos e por 1 especialista e podendo transportar até 25 elementos completamente equipados. Propulsionado por 3 turbinas General Electric GE CT7-8E, tem uma velocidade de cruzeiro de 285 km/h e um raio de acção de 500 km.
O "SAR Queen" norueguês conta com piloto automático integrado com os sistemas FMS e RNAV ("Flight Management System" e "aRea NAVigation"), radar Osprey (com capacidade para identificar objectivos de pequena dimensão), plataforma de navegação e cartografia digital por camadas, e sistema de localização celular - que lhe permite localizar e pesquisar por sinais de operação GSM/3G/4G.
Foto por Fabian Vika Helmersen | Forças Armadas da Noruega
Comentários