MÍSSIL CONTRA POSIÇÃO UCRANIANA EM DONETSK


Marinka, Donetsk, Ucrânia
9 de Maio de 2023

Transporte, preparação e disparo, contra posições das Forças Armadas Ucranianas, a partir de uma cobertura junto ao telhado de uma moradia destruída, de um míssil guiado anti-carro "Konkurs", por parte de militares da 14.ª Brigada "Kalmius" de Artilharia da Guarda (" 14-я гвардейская артиллерийская бригада «Кальмиус» ") parte do 1.º Corpo de Exército ("1-й Донецкий корпус"), na região de Marinka ("Ма́р'їнка"), a cerca de 24 km do centro da cidade de Donetsk ("Донецька"), no Leste da Ucrânia, a 9 de Maio de 2023.
Esta unidade fazia parte das forças da autoproclamada República Popular de Donetsk ("Donetskaya Narodnaya Respublika" DPR/DNR; "поддерживаемыми Россией сепаратистами", ДНР), pró-Federação Russa, que, desde 30 de Dezembro de 2022, passou a integrar o território e a orgânica de forças da Federação Russa.





O "Konkurs" (9M113 "Конкурс"), designação NATO "AT-5 Sprandel", é um míssil guiado anti-carro, conduzido por fio, com uma velocidade de 208 m/s e um alcance operacional máximo de até 4 km. A plataforma de lançamento (9P135) tem um peso de 22,5 kg, tendo cada míssil uma massa total de 14,6 kg (compreendendo uma ogiva de 2,7 kg), com um comprimento de 1,15 metros e um diâmetro de 135mm. Sendo desenhado como plataforma anti-carro o mesmo é usado, como sucede neste vídeo, também para ataque a infra-estruturas, edifícios ou posições fortificadas.
Vídeo via Ministério da Defesa da República Popular de Donetsk ("Министерство Обороны Донецкой Народной Республики")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas