"DELTA" E "NIGHT STALKERS" EM RESGATE NO PANAMÁ


Cidade do Panamá
20 de Dezembro de 1989

Cerca da 01h00 da manhã de 20 de Dezembro de 1989, sob ordem do presidente George H. W. Bush e coordenada pelo General Maxwell Reid Thurman, iniciou-se a Operação "Just Cause" sobre o Panamá, envolvendo todos os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos, com um efectivo em operação superior a 27 000 homens, compreendendo um conjunto alargado de meios das Forças de Operações Especiais. Integradas com a Operação "Just Cause" desenrolaram-se várias sub-operações, entre as quais aquela destinada ao resgate de um operacional da CIA ("Central Intelligence Agency"), Kurt Frederick Muse, detido na prisão "Modelo" no centro da Cidade do Panamá.

A operação "Acid Gambit", destinada a resgatar Kurt Muse, foi conduzida por 23 operacionais do "1st Special Forces Operational Detachment–Delta" (1st SFOD-D), vulgo "Força Delta", transportados em quatro helicopteros Hughes MH-6J "Little Bird" ("Pequeno Pássaro) do Exército dos Estados Unidos, afectos ao 160th "Special Operations Aviation Regiment (SOAR)", "Night Stalkers", com o apoio de fogo, integrado na demais Operação "Just Cause", em modo "Top Hat" (voo a diferentes altitudes), de dois Lockheed AC-130H "Spectre" (Air Papa 06, ‘Iron Maiden’; e Air Papa 07, ‘Bad Company’ | AFSOC).

Sob comando do Tenente-Coronel Eldon Bargewell e do Major Gary L. Harrell, os operacionais da "Delta" foram inseridos sobre o telhado da prisão "Modelo", numa zona especialmente delicada da cidade, na vizinhança imediata do edifício sede do comando das Forças de Defesa do Panamá ("Comandancia"). A operação decorre sob intenso tiroteio, envolvendo elementos das forças afectas ao estabelecimento prisional bem como à sede da defesa Panamiana, com os "Spectres" a usarem quer as suas peças de 150 mm quer as suas peças de 40 mm, bem como a combinação de fogo a partir dos meios de ataque dos próprios "Little Birds" ("miniguns" M143 de 7.62x51mm e foguetes de 70mm).

Já com Kurt Muse ao seu cuidado, os operacionais da "Delta" e dos "Night Stalkers" iniciam a manobra de saída do local, no decurso da qual o MH-6J "Little Bird" onde o mesmo segue acaba numa aterragem forçada, danificado e sob fogo, numa pequena praceta na zona residencial das imediações. Ainda que com quatro elementos feridos, os operacionais americanos conseguem com sucesso manter a protecção a Kurt Muse, retirando com o mesmo para o piso térreo de um edifício próximo e mantendo um perímetro defensivo. Decorridos cerca de 15 minutos em tal posição seriam retirados com sucesso com o apoio de viaturas blindadas do Exército dos Estados Unidos. Este mesmo "Little Bird" foi restaurado e está em exibição no "American Helicopter Museum", em West Chester, na Pensilvânia.

O piloto americano Michael J. Durant, afecto aos "Night Stalkers" e conhecido pelo seu envolvimento no incidente "Black Hawk Down" no decurso da Operação "Gothic Serpent" em Mogadíscio, na Somália, em 1993 (no qual o MH-60L por si pilotado seria o segundo "heli" a ser abatido, em resultado do impacto por um RPG-7 no rotor traseiro, e que viria a ser feito prisioneiro pelas forças da Somália), foi também um dos pilotos envolvidos na Operação "Just Cause". O mesmo, coincidentemente, sucedeu também com o piloto Donovan "Bull" Briley, que participou com Durant nas operações no Panamá em 1989 - e que seria um dos pilotos do primeiro MH-60L a ser abatido em Mogadíscio, e que lhe viria a custar a vida em tal operação.

Mapa por Tenente Coronel Frank Martin | via United States Military Academy, West Point, NY
Fotos via "Six Minutes to Freedom" (Muse, K. e Gilstrap, J.), Citadel Press, NY, 2006
Edição e composição por Espada & Escudo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA