"LOBO" LITUANO


Lituânia
2020

Viatura blindada 8x8 "Boxer", variante A2, designação das Forças Armadas da Lituânia, IFV "Vilkas" ("Lobo"), em exercícios na Lituânia, em 2020.

O IFV "Vilkas" das forças Lituanas corresponde a uma das variantes de exportação (A2) da viatura blindada "Boxer" (GTK/MRAV/PWV) fabricada pelo consórcio ARTEC GmbH - formado pelas empresas alemãs Krauss-Maffei Wegmann GmbH e Rheinmetall MAN Military Vehicles GmbH (RMMV) e pela empresa holandesa Rheinmetall MAN Military Vehicles Nederland BV. Com a plataforma original "Boxer" a ter entrado ao serviço em 2011, as primeiras unidades da variante Lituana, parte de um um primeiro conjunto de 91 unidades, foram entregues em Junho de 2019 (com 2 unidades de instrução a terem sido entregues em Dezembro de 2017). Um segundo conjunto de 120 unidades está em aquisição desde Abril de 2022.

O IFV "Vilkas" está equipado com uma torre Samson Mk II RCT da Rafael Advanced Defense Systems (Israel) equipada com uma peça Orbital ATK Mk 44 "Bushmaster" de 30 mm (EUA), com uma metralhadora co-axial de 7.62 mm e com lançador (ocluso/elevatório) de mísseis guiados anti-carro Spike-LR (Israel). Tem um peso de combate entre as 36,5 e as 38,5 toneladas, um comprimento de 7,93m, uma largura de 2,99m e uma altura de 2.37m. Com 3 tripulantes e podendo transportar até um máximo de 8 militares equipados, é propulsionada por um motor diesel MTU 8V199 TE20 que lhe permite uma velocidade máxima de 103 km/h e uma autonomia operacional de 1 100 km.

Os "Vilkas" estão afectos ao Batalhão Duque Algirdas, em Rukla, e ao Batalhão Grã-Duquesa Birutė, em Alytus, da Brigada de Infantaria Mecanizada "Lobo de Ferro" (" Mechanizuotoji Pėstininkų Brigada 'Geležinis Vilkas' "), actualmente comandada pelo Coronel Mindaugas Petkevičius.

A plataforma "Boxer" está actualmente, além das Forças Lituanas, ao serviço do Exército Australiano, do Exército Alemão e do Exército Holandês. Juntar-se-á, em 2023, o Exército do Reino Unido, e, desde 2020 com produção local sob licença, o Exército da Argélia.

Foto via Brigada de Infantaria Mecanizada "Lobo de Ferro" (" Mechanizuotoji Pėstininkų Brigada 'Geležinis Vilkas' ") | Ministério da Defesa Nacional da República da Lituânia ("Lietuvos Respublikos Krašto Apsaugos Ministerija")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA