"DRACOS" AMERICANOS NA LETÓNIA


27 de Abril de 2022
Lielvārde, Letónia

Um operacional da "27th Special Operations Mission Support Group Mission Sustainment Team", na Base Aérea de Lielvārde, Letónia, a 27 de Abril de 2022, junto a duas aeronaves U-28A "Draco"da Força Aérea dos Estados Unidos (UASF), no âmbito das preparações para o exercício "Trojan Footprint".

O U-28A "Draco" corresponde a uma versão modificada do monomotor Pilatus PC-12, para uso pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC, "Air Force Special Operations Command ") dos EUA. Estão afectos operacionalmente à 319.ª, 318.ª e 34.ª Esquadras de Operações Especiais.

Ao serviço desde 2006, e com 28 unidades em serviço, com uma tripulação de 4 elementos (2 pilotos, 1 oficial de sistemas de combate e 1 operador de sistemas tácticos), o "Draco" é construído pela Pilatus Aircraft Ltd, propulsionado por um motor Pratt-Whitney PT6A-67B de 1 200 hp, com uma envergadura de 16,23m, um comprimento de 12,4m, uma altura de 4,25m. Tem uma velocidade máxima de 407 km/h, um alcance operacional de 2 778 km, e um tecto de 9 144 metros. Tem um peso máximo à descolagem de 4,96 toneladas. O seu uso militar fez incorporar um conjunto alargado de modificações à plataforma base, compreendendo equipamento de comunicações tácticas, equipamento de sobrevivência, sensores electro-ópticos e sistemas avançados de navegação.

O "Trojan Footprint", parte do Defender Europe 22", é um exercício de forças especiais e forças convencionais (terrestres, aéreas e navais) a decorrer de 2 a 13 de Maio de 2022, envolvendo 30 nações e um efectivo superior a 3 300 operacionais. Decorre em 15 países da Europa central e de leste, e integra ainda operações com 4 outros exercícios a decorrer em simultâneo ("Black Swan" na Hungria; "Emerald Warrior" nos Estados Unidos da América, "Flaming Sword" na Lituânia e "Skorpion" da Polónia).

Foto pelo Sargento Candin Muniz | USAF
Originalmente editada e desfocada

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas