"DRONE" PORTUGUÊS COM VTOL
Orlando, Florida, Estados Unidos
26 de Abril de 2022A companhia portuguesa Tekever, com sede na Doca de Alcântara Norte, em Lisboa, apresentou, na tarde de 26 de Abril de 2022, no stand 1149 do certame "AUVSI XPONENTIAL" (dedicado a equipamentos não tripulados, robótica e automação), em Orlando, na Florida, Estados Unidos, a variante de descolagem e aterragem vertical (VTOL, "Vertical Take-Off and Landing") da sua aeronave não tripulada AR3.
A plataforma base do AR3 corresponde a uma aeronave não tripulada (vulgo, "drone"), orientada ao reconhecimento e observação, naval e terrestre, com 3,5 metros de envergadura e 1,7 metros de comprimento, com uma velocidade de cruzeiro de 85 km/h, um alcance de comunicações de 100 km, um peso total máximo (MTOW) de 23 kg e capaz de sustentar até 16 horas de operação. O AR3 pode receber até 4 Kg de equipamentos compreendendo sensores electro-ópticos, camaras de infra vermelho, equipamentos de comunicações e apontadores laser.
Sendo originalmente lançado por catapulta e recuperado por pára-quedas ou rede, esta variante VTOL vem dotar o AR3 de maior operacionalidade e flexibilidade. A componente VTOL chega ao AR3 através de duas barras, "hot swap", instaladas perpendicularmente nas suas asas, dotadas cada uma de 2 rotores horizontais, e que lhe permitem uma janela de operação de até 8 horas.
Com a designação "GAMASAR" (em homenagem ao navegador português Vasco da Gama), a Tekever disponibiliza o seu Radar de Abertura Sintética (SAR, "Synthetic Aperture Radar") nesta mesma aeronave, permitindo, integrado com o seu "software", construir imagens a 2 ou 3 dimensões de objectos e perfis geográficos (edificios, perfil do terreno, elevações, etc).
Fotos e diagramas via Tekever | OSINT
Composição e edição por "Espada & Escudo"
Comentários