"DRONE" PORTUGUÊS COM VTOL


Orlando, Florida, Estados Unidos
26 de Abril de 2022

A companhia portuguesa Tekever, com sede na Doca de Alcântara Norte, em Lisboa, apresentou, na tarde de 26 de Abril de 2022, no stand 1149 do certame "AUVSI XPONENTIAL" (dedicado a equipamentos não tripulados, robótica e automação), em Orlando, na Florida, Estados Unidos, a variante de descolagem e aterragem vertical (VTOL, "Vertical Take-Off and Landing") da sua aeronave não tripulada AR3.

A plataforma base do AR3 corresponde a uma aeronave não tripulada (vulgo, "drone"), orientada ao reconhecimento e observação, naval e terrestre, com 3,5 metros de envergadura e 1,7 metros de comprimento, com uma velocidade de cruzeiro de 85 km/h, um alcance de comunicações de 100 km, um peso total máximo (MTOW) de 23 kg e capaz de sustentar até 16 horas de operação. O AR3 pode receber até 4 Kg de equipamentos compreendendo sensores electro-ópticos, camaras de infra vermelho, equipamentos de comunicações e apontadores laser.

Sendo originalmente lançado por catapulta e recuperado por pára-quedas ou rede, esta variante VTOL vem dotar o AR3 de maior operacionalidade e flexibilidade. A componente VTOL chega ao AR3 através de duas barras, "hot swap", instaladas perpendicularmente nas suas asas, dotadas cada uma de 2 rotores horizontais, e que lhe permitem uma janela de operação de até 8 horas.

Com a designação "GAMASAR" (em homenagem ao navegador português Vasco da Gama), a Tekever disponibiliza o seu Radar de Abertura Sintética (SAR, "Synthetic Aperture Radar") nesta mesma aeronave, permitindo, integrado com o seu "software", construir imagens a 2 ou 3 dimensões de objectos e perfis geográficos (edificios, perfil do terreno, elevações, etc).

Fotos e diagramas via Tekever | OSINT
Composição e edição por "Espada & Escudo" 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA