"TUFÃO" RUSSO EM KHERSON


Kherson, Sul da Ucrânia
19 de Maio de 2022

Uma viatura blindada KamAZ-63968 "Typhoon-K" ("Тайфун"), "Tufão", das Forças Armadas da Federação Russa, a 19 de Maio de 2022, na região de Kherson ("Херсон"), junto à Crimeia, no Sul da Ucrânia.

O militar, no topo da viatura, numa das escotilhas superiores aberta, está armado com uma metralhadora PKM ("Pulemot Kalashnikova Modernizirovannyi"; literalmente: "Metralhadora Kalashnikov Modernizada") em calibre 7.62×54mmR, com um alcance efectivo até 1 000 metros e capaz de uma cadência de tiro superior a 800 disparos por minuto. De notar que o modelo de PKM na foto apresenta a coronha em madeira laminada - característica dos primeiros modelos da mesma, sendo que os mais recentes estão equipados com coronha sintética.

O "Typhoon-K" é uma viatura MRAP ("Mine-Resistant Ambush Protected"), 6x6, com 9 metros de comprimento e 3,32 metros de altura, com 21 toneladas de peso, ao serviço da Federação Russa desde 2014. Tem uma velocidade máxima em estrada de 105 km/h e uma autonomia de 1 200 km. Com 2 tripulantes, pode transportar até 16 militares equipados.

Este MRAP combina soluções de protecção e blindagem de última geração, com uma arquitectura híbrida de aço, cerâmica e materiais compostos, pneus com elementos atenuadores de dano e enchimento controlado a partir do interior, estando referenciado com níveis de protecção contra impactos de calibre 14,5 x 114 mm, e como podendo resistir à detonação de uma mina anti-carro quer em posição central, quer sob qualquer um dos seus eixos rodados. Poderá assim alcançar o nível 4 de protecção do "standard" NATO STANAG 4569 (que tem 6 níveis crescentes).

Foto por Olga Maltseva | AFP - Agence France Press

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas