NAVIO CHINÊS TRANSPORTA "HOVERCRAFT"


Sul da China
14 de Maio de 2022

Navio "Yinmahu", com o número de amura 834, da Marinha do Exército de Libertação Popular da China, em operação a 14 de Maio de 2022, no Sul da China, transportando um navio de desembarque sobre almofada de ar ("Landing Craft Air Cushion", LCAC), vulgo "hovercraft", da classe Zubr (designação NATO "Pomornik"), com o número de amura 3324.

Construído nos Estaleiros de Huangpu, em Guangzhou, o navio tem aproximadamente 180 metros de comprimento e 35 metros de boca, projectando-se que desloca 30 000 toneladas. Está equipado com um sistema de lastro variável que lhe permite colocar a sua plataforma central em modo semi-submersível e receber (como será sua principal atribuição) navios da classe Zubr (Project 12322). Pode operar de acordo com a tipologia "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a operação de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes. Pode ainda funcionar como doca flutuante temporária em apoio de reparações e como plataforma de suporte e projecção de operações anfíbias.

Uma primeira unidade desta classe com o número de amura 868 ("Donghaidao"), foi referenciada em várias fontes abertas de informação, aquando do seu lançamento em 2015.

Foto por Li Jia | Exército de Libertação Popular da China

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas