ATERRAGEM E DESCOLAGEM NOCTURNA EM ESTRADA


Biksti, Lituânia
13 de Maio de 2022

Elementos das operações especiais das Forças Armadas dos Estados Unidos da América (EUA), em exercícios conjuntos com as Forças Armadas da Lituânia, no âmbito "Trojan Footprint", procedem a manobras de aterragem e descolagem nocturnas na estrada A9, junto a Biksti, na Lituânia a 13 de Maio de 2022, simulando uma evacuação urgente de operacionais feridos de um cenário de combate. O local da A9 usado compreendeu uma extensão de aproximadamente 900 metros, tendo sido usada uma paragem de autocarro como zona de inversão de sentido para a manobra de descolagem.

Em uso está uma aeronave C-146A Wolfhound (12-3085) operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC, "Air Force Special Operations Command ") dos EUA. O C-146A corresponde a uma versão militar do bimotor Dornier 328, ao serviço desde Outubro de 2011, estando especialmente orientado para operar a partir de pistas curtas mesmo em usos contingentes sobre infra-estruturas não preparadas. Estão afectos ao serviço do AFSOC um total de 20 unidades.

Propulsionado por 2 motores Pratt & Whitney PW119C, este bimotor turbo-hélice consegue alcançar uma velocidade máxima de 500 km/h com um alcance de 2 400 km. Com uma envergadura de 20,98 metros, um comprimento de 21,29 metros e uma altura de 7,24 metros, tem um peso máximo à descolagem de 14 toneladas. Tripulando por 3 elementos (2 pilotos e um especialista de carga), pode receber 27 passageiros ou 2,7 toneladas de carga. Está ainda preparado para, em evacuação médica, transportar quatro passageiros em macas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas