Viaturas blindadas de transporte de pessoal VCC-1 e de transporte de carga M548 cedidas por Itália à Ucrânia em trânsito ferroviário via Hungria
Kóny, Hungria
Outubro de 2025
Um conjunto de 34 viaturas blindadas de lagartas de transporte de pessoal VCC-1 e 10 viaturas de lagartas de transporte de carga M548, cedidas pelo Governo de Itália à Ucrânia, em passagem ferroviária por Kóny, georreferenciação 47.63314700251945, 17.36058045532914 , Hungria, Outubro de 2025.
Esta composição foi antes referenciada, a 6 de Outubro de 2025, na estação italiana de Treviso, a cerca de 455 km em linha recta deste local. A passagem por Kóny corresponde ao percurso por caminho de ferro que interliga a Áustria a Győr (a cerca de 22 km a Leste do local do registo vídeo) e depois até Budapeste (110 km a Leste-Sudeste de Győr), capital da Hungria que, por sua vez, dista cerca de 265 km da fronteira com a Ucrânia.
A VCC-1 "Camilino" corresponde a uma modificação italiana da viatura blindada de lagartas de transporte de pessoal M113, de origem norte-americana, com uma massa de 12 toneladas, e com uma guarnição de 2+7 elementos, com um velocidade máxima de 64 km/h e um alcance operacional de 450 km, armada com metralhadora pesada ao topo do "chassis". Foram construídas, desde 1982, pela italiana OTO Melara, em La Spezia, sob licença do fabricante norte-americano, cerca de 8 centenas de unidades com reforço de blindagem lateral e frontal. Foram ainda convertidas cerca de 1 200 viaturas adicionais a partir de M113 já em inventário (dando origem à variante VCC-2). Em várias das VCC-1 aqui transportados está instalado o reforço de blindagem EAAK ("Enhanced Appliqué Armor Kit"), usando componentes de "Special Spaced Armour" (SSA), produzido pela israelita Rafael, e que estiveram afectas ao destacamento dos "Bersaglieri" na Bósnia (IFOR - "Implementation Force"), em 1995. As VCC-1 foram entretanto referenciadas, em finais de Novembro de 2025, já afectas à 129.ª Brigada Independente Mecanizada Pesada ("129 окрема важка механізована бригада", 129 ОВМБр) das Forças da Ucrânia, recebendo estruturas de reforço de protecção e anti-drone.
As viaturas de lagartas de transporte de carga M548 assentam também sobre a plataforma M113, tendo sido produzidas em Itália, a partir de meados da década de 1960 até 1976, sob licença do fabricante original norte-americano, pela OTO Melara, com cerca de 2 centenas de unidades entregues. Têm uma capacidade de carga de 5,4 toneladas (com uma massa total de 12,3 toneladas), podendo, com a motorização Detroit Diesel 6V53, sustentar uma velocidade máxima de 61 km/h com um alcance operacional na ordem dos 480 km.
VCC-1
VCC-1 EAAK
M548
Vídeo via OSINT com fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo"
Modelo à escala 1:35 de VCC-1 EAAK em contexto IFOR, 1995-96









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