Quatro aeronaves A-29N "Super Tucano" aterram em Beja incorporando a Esquadra N.º 101 "Roncos" da FAP
Beja, Portugal
18 de Dezembro de 2025
Chegada à Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, a 18 de Dezembro de 2025, cerca das 11:00 UTC (e locais), de quatro novas aeronaves A-29N Super Tucano, que passarão a integrar a Esquadra N.º 101 "Roncos" - a esquadra de Instrução Elementar e Básica da Força Aérea Portuguesa (FAP), comandada desde 23 de Maio de 2024 pelo Major Piloto-Aviador Telmo Filipe Lourenço Martins. Esta esquadra opera o bilugar de asa baixa Aerospatiale Epsilon TB-30, empregues da fase elementar até à fase básica e intermédia da formação de pilotos.
Estes quatro A-29N Super Tucano (PT-CYV, PT-CVN, PT-CUS e PT-CYU) foram entregues na tarde do dia anterior, a 17 de Dezembro de 2025, em cerimónia oficial nas instalações da OGMA, em Alverca, na presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves. Nesta cerimónia foram entregues as primeiras cinco das 12 unidades contratadas nos termos da autorização de 12 de Dezembro de 2024 do Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa, e destinadas a formação avançada de pilotagem e missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e combinadas. A par da cerimónia de entrega, o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o presidente da Embraer SA, Bosco da Costa Júnior, assinaram uma carta de interesse, com vista à instalação de uma fábrica de aeronáutica, em Beja, com capacidade para o fabrico de aviões A-29N Super Tucano em Portugal, endereçando quer as necessidade do Estado Português e a procura de Estados Europeus.
Portugal recebeu estas cinco unidades dos A-29 Super Tucano num primeiro lote de três unidades chegadas, após travessia do Atlântico, a 31 de Agosto de 2025 (PT-CXA (c/n 31400296), PT-CYV (c/n 31400291) e PT-CVN (c/n 31400293); e depois, a 8 de Novembro de 2025, num segundo lote de duas unidades, PT-CUS (c/n 31400294) e PT-CYU (c/n 31400297). Estes A-29 foram intervencionados nas oficinas especializadas de OGMA, em Alverca, para os elevar ao "standard" A-29N ("N" de NATO) que incorpora a arquitectura de comunicações e sistemas digitais dos standard NATO para garantir a sua operação com as diferentes plataformas de instrução e operação aliadas - compreendendo, designadamente, a capacitação de interoperabilidade com as equipas operacionais de controlo aéreo táctico ("Joint Terminal Attack Controller", JTAC).
Desenhado e produzido pela brasileira Embraer, ao serviço desde 2003 e com mais de 260 unidades entregues, o A-29 "Super Tucano" é uma aeronave turbo-hélice de instrução, reconhecimento e ataque táctico ligeiro, em uso por 16 forças aéreas em 3 continentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), com 99 unidades entregues até 2012, e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
No seu histórico em contexto de combate o "Super Tucano" foi usado, entre outros, desde 2008 pela Força Aérea da Colômbia em diversas missões de reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas guiadas contra objectivos das FARC ("Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia"); desde Abril de 2021 pela Força Aérea da Nigéria em reconhecimento armado e ataques ao solo, no contexto continuado da Operação "Hadin Kai", na sua luta contra o movimento extremista Boko Haram e, recentemente, no contrariar do Golpe de Estado no vizinho Benim, a 7 de Dezembro de 2025; bem como pela Força Aérea Brasileira, no contexto Amazónico, na luta contra o crime organizado, compreendendo intercepção de aeronaves envolvidas en operações de narco-tráfico e o reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas para a destruição de pistas ilegais envolvidas em operações ilegais de extracção de ouro.
O A-29 "Super Tucano" é uma aeronave bilugar (com variante monolugar), com 11,38 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11,13 metros, com um peso em vazio de 3,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 5,4 toneladas. Propulsionado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1 604 hp, sustenta uma velocidade máxima de 590 km/h (em cruzeiro de 520 km/h) com um alcance operacional de 1 330 km (ou 550 km em combate) e de até 2 855 km em trânsito ("ferry"). Armado com duas metralhadoras pesadas calibre 12.7mm (uma em cada asa, com 250 munições cada), pode receber um canhão de 20mm em "pod" sob a fuselagem, e, no total de 5 de pontos de fixação, receber diferentes combinações de foguetes, bombas (guiadas) e mísseis. A 11 de Novembro de 2025, o fabricante Embraer comunicou a disponibilidade para a incorporação nesta plataforma de sistemas de armas anti-drone, combinando sensores electro-ópticos, metralhadoras pesadas calibre 12.7x99mm NATO e foguetes guiados por laser.
Fotos via FAP









Comentários