Lança-chamas em treino do Exército Chinês
China
6 de Dezembro de 2025
Treino, em contexto de campo de tiro, de operacionais do Exército de Libertação Popular da China, com lança-chamas Type 74, a 6 de Dezembro de 2025, na China. Organicamente, estes sistemas de armas equipam equipas especializadas das Brigadas de Armas Combinadas do Exército Chinês, empregues tacticamente como engenharia de assalto, focados na neutralização de fortificações e limpeza de trincheiras.
O Type 74 é um lança-chamas com um desenho semelhante ao LPO-50 (Lyogkiy Pyekhotnyy Ognyemyot, "Легкий Пехотный Огнемет", literalmente "Lança-Chamas de Infantaria Ligeira"), de origem soviética. O modelo chinês apresenta apenas 2 reservatórios em vez de 3, ainda que de maior dimensão, conseguindo uma redução de peso de 23 para 20 kg.
O Type 74 permite apenas dois disparos sem ser recarregado, correspondendo cada disparo à descarga completa de um dos reservatórios (com cerca de 4 litros de combustível). Possui um alcance operacional de cerca de 45 metros, sendo operado a partir da posição deitado (ou apoiado sobre plataforma de terreno, como a barreira superior de trincheira), dado o recuo substancial decorrente da sua operação. O processo de recarga exige cerca de 4 a 6 minutos.
Produzido pela Norinco, está ao serviço das Forças Chinesas desde meados da década de 1970, tendo sido referenciado o seu emprego, em contexto de combate, no Teatro de Operações da Guerra Sino-Vietnamita de 17 de Fevereiro a 16 de Março de 1979. Foi aqui usado pelas forças chinesas, na sua ofensiva sobre a região montanhosa do Norte do Vietname, onde enfrentaram uma vasta rede de fortificações, túneis e casamatas ("bunkers").
Fotos por Huang Weibo (Exército de Libertação Popular da China)



Comentários