Artilharia autopropulsionada francesa CAESAR de 155mm em exercício bilateral no deserto dos Emirados Árabes Unidos
Al-Hamra, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU)
15 de Novembro de 2025
Plataformas de artilharia autopropulsionada CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), de 155mm, sobre chassis 6x6 Renault Sherpa 5, do 5.º Regimento Blindado ("5e régiment de cuirassiers", 5e RC) das Forças Armadas Francesas, no decurso do exercício bilateral "GULF 25" nos Emirados Árabes Unidos (EAU) a 15 de Novembro de 2025 no Campo de Treino Militar de Al-Hamra ("الحمرا"), georreferenciação 24.048068408867653, 52.447824089864284, a cerca de 200 km a Oeste da capital, Abu Dhabi, EAU.
Proeminente na lateral direita da secção anterior da peça, distingue-se o sistema de radar que permite medir a velocidade do projéctil à saída do tubo ("Muzzle Velocity Radar System", MVRS). Integrado com o Sistema de Controlo de Tiro Digital ("Digital Fire Control", DFC) ATLAS ("Automatisation des Tirs et Liaisons de l'Artillerie Sol-sol", lit. "Automatização de Tiro e Ligações de Artilharia Terra-Terra), da Thales, permite realizar a correcção balística, compensando o desgaste da alma da peça, variações na temperatura do propelente e as diferenças no lote de munição.
Tal resulta numa precisão muito superior e suporta a capacidade de disparar e mover-se rapidamente ("Shoot-and-Scoot") e, quando aplicável, executar a técnica de Impacto Simultâneo de Múltiplos Projécteis ("Multiple Rounds Simultaneous Impact", MRSI).
A CAESAR, desenhada pela GIAT Industries (actual Nexter Systems, parte da KNDS) na década de 1990, é uma plataforma de artilharia autopropulsionada, sobre um chassis Renault Sherpa 5 de 6x6 (bem como Unimog U2450L e Armis; e, na variante 8x8, sobre Tatra 817), equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 17,7 toneladas, um comprimento de 10 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,7 metros. Consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.
Transporta 18 munições e tem uma guarnição de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as suas munições HEBB, ERFP, Excalibur e VLAP a distâncias máximas de 38.6 a 55 km. Pode, minimizando os riscos de contra-bateria, projectar 6 cargas e abandonar a posição em 1 minuto e 40 segundos.
O exercício "GULF 25" decorreu de 6 a 24 de Novembro de 2025, em contexto bilateral, com 2 000 militares das Forças Armadas Francesas e dos Emirados Árabes Unidos. As manobras tácticas e fogos-reais foram precedidas de um exercício de Estado-Maior (CPX, "Command Post Exercise", "Exercício de Posto de Comando) de análise e planeamento das acções. Participaram forças terrestres (com viaturas blindadas e carros de combate), aéreas (com Rafale e ATL2 franceses e F-16 emiradenses) e navais (uma fragata francesa e uma corveta emiradense).
As Forças Armadas Francesas mantêm uma presença permanente nos Emirados Árabes Unidos desde 26 de Maio de 2009 sob a égide de um acordo bilateral de defesa. Constituídas como Forças Francesas nos Emirados Árabes Unidos ("Forces Françaises aux Émirats Arabes Unis", FFEAU) contam com efectivos na Base Aérea de Al Dhafra ("Base Aérienne 104", BA 104), compreendendo Airbus A400M "Atlas" e rotações de destacamentos de caças Dassault Rafale; na Base Naval de Abu Dhabi, de apoio às unidades navais francesas no Golfo Pérsico, Golfo de Omã e no Oceano Índico ocidental; e no Campo de Zayed (guarnecido pelo 5e RC, que constitui o núcleo da componente terrestre das FFEAU).
Fotos via Estado Maior-General das Forças Armadas Francesas ("État-Major des Armées France")
Detalhe, assinalado por "Espada & Escudo", do sistema de radar que permite medir a velocidade do projéctil à saída do tubo ("Muzzle Velocity Radar System", MVRS)
Emblema do exercício "Gulf 2025" (via FFEAU)
Insígnia do 5.º Regimento Blindado ("5e régiment de cuirassiers", 5e RC) das Forças Armadas Francesas | FFEAU







Comentários