Marinha Portuguesa na substituição de bóia oceânica multiparamétrica a Sul de Faro


Faro, Algarve, Portugal 
29 de Novembro de 2025

Substituição da bóia oceânica multiparamétrica CSA 81, numa acção conjunta do navio hidrográfico NRP D. Carlos I (A522) e da lancha de fiscalização rápida NRP Hidra (P1154), da Marinha Portuguesa, a 42 milhas náuticas (68 km) a Sul da Ilha da Culatra / Barra de Faro-Olhão (georreferenciação 36.382778, -8.066667), Faro, Algarve, a 29 de Novembro de 2025.
Estas bóias fazem parte do MONIZEE, o Sistema de Monitorização e Previsão Operacional da Zona Económica Exclusiva, operado pelo Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha Portuguesa desde 2017. Esta infraestrutura nacional contribui para a JERICO-RI ("Joint European Research Infrastructure network for Coastal Observatory – Research Infrastructure"), a Rede de Infraestruturas de Investigação Conjunta Europeia para Observatórios Costeiros, iniciada em 2011.
As bóias multiparamétricas "Wavescan", do fabricante norueguês Fugro Oceanor, estão aqui equipadas com sensores que permitem a medição da agitação marítima (altura significativa, direcção e período), da temperatura da água, a recolha de parâmetros meteorológicos (vento, temperatura, humidade, pressão atmosférica e radiação) e da corrente na coluna de água (intensidade e direcção) – bem como com sistema de comunicação rádio para transmissão dos dados recolhidos. Têm uma massa de 924 kg, um diâmetro de 2,8 metros e uma altura de 6,75 metros (com mastro). Estão equipadas com painéis solares (80W) que alimentam um bloco principal de baterias e com backup de baterias de lítio. Podem suportar comunicações via satélite (Inmarsat-C, ORBCOMM e ARGOS), GSM e rádio UHF/VHF.
O IH opera actualmente 4 núcleos destas bóias multiparamétricas (Leixões, Nazaré, Sines e Faro), compostos por um total de 5 unidades: Leixões Oceânica (CSA 89/1), Nazaré Oceânica (CSA 88/1), Nazaré Costeira (CSA 88/2), Sines Oceânica (CSA 83) e Faro Oceânica (CSA 81). Além das 5 bóias multiparamétricas "Wavescan", o IH opera, no âmbito do MONIZEE, até 11 outras localizações equipadas com bóias ondógrafo direccionais (ODAS) Datawell Waverider (DWR-MkIII e MkIV), de fabrico holandês (3 na Costa Continental, 6 na Região Autónoma dos Açores e 2 na Região Autónoma da Madeira), bem como um conjunto de estações maregráficas, estações meteorológicas e radares HF (High Frequency). Pode ser consultada, em fonte pública online, via interface web GEOMAR do IH, a informação recolhida, compreendendo dados como altura, período, direcção e temperatura.
O NRP D. Carlos I foi adquirido aos EUA, então USNS "Audacious", construído pela Tacoma Boat Company, parte da classe Stalwart de navios de vigilância oceanográfica, com o número de amura T-AGOS-11 e, após um período de serviço nos EUA de 1989 a 1995, chegou a Portugal em 1997. Foi alvo, pelo Arsenal do Alfeite, de todo o processo de instalação de equipamentos e de conversão num navio hidrográfico, com provas de mar em Dezembro de 2003, entrando ao serviço efectivo com o número de amura A522. O NRP D. Carlos I desloca 2 285 toneladas, com um comprimento de 68,3 metros, uma boca de 13,1 metros e um calado máximo de 5,6 metros. Tem uma velocidade máxima de 10 nós. A sua guarnição é composta por 6 oficiais, 7 sargentos e 21 praças, sendo comandado actualmente pelo Capitão-de-fragata (OF-4) Machado Martins. Integra a classe homónima, composta por 2 navios, juntamente com o NRP Almirante Gago Coutinho (A523), com a mesma origem.
Está equipado com sistema de sondadores multifeixe de médios e grandes fundos, com sondador de feixe simples, com perfilador acústico de correntes, perfilador de sedimentos e perfiladores de velocidade de propagação do som na água (podendo receber, sob a forma contentorizada ou outra, diversos outros payloads de sensores e laboratórios). Executa missões de levantamento hidrográfico até aos 11 000 metros de profundidade. Participa activamente no observatório submarino do Canhão da Nazaré, implementado entre 2008 e 2011, e no suporte aos trabalhos de extensão da plataforma continental.
A NRP Hidra, com o número de amura P1154, é o quinto navio da classe Argos, construída nos estaleiros da empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda., em Vila Real de Santo António, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 16 de Dezembro de 1991. Com um comprimento de 27 metros, uma boca de 5,9 m, um calado de 2,8 m e deslocando 94 toneladas, é propulsionada por 2 motores MTU 12V 396 TE84 de 1850 hp cada, que lhe permitem uma velocidade máxima de 26 nós, com uma autonomia de 1 350 milhas (aprox. 2 500 km) a 15 nós. Com uma guarnição de 1 oficial, 1 sargento e 6 praças, está armada com 2 metralhadoras pesadas M2 em calibre 12,7x99mm. É comandada actualmente pelo Segundo-tenente (OF-1) Zegre Parreira.
O Instituto Hidrográfico, criado em 22 de Setembro de 1960, é dirigido actualmente, e desde 25 de Outubro de 2022, pelo Contra-almirante (OF-7) João Paulo Ramalho Marreiros, na directa dependência do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). O Agrupamento de Navios Hidrográficos da Marinha Portuguesa, composto por quatro unidades principais (NRP D. Carlos I e NRP Almirante Gago Coutinho da classe D. Carlos I; e NRP Andrómeda e NRP Auriga da classe Andrómeda), é comandado, desde 17 de Novembro de 2025, pelo Capitão-de-fragata (OF-4) Machado Martins.








Fotos via Marinha Portuguesa e fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" via vídeo IH



Vídeo via IH




Carta com localização CSA 81 via IH GEOMAR. 36.382778, -8.066667. Seleccionado e editado por "Espada & Escudo"



Diagrama de tipologias de fundeamento e amarração das bóias "Wavescan" ao fundo oceânico, via Fugro Oceanor | GEOS. A Boia Faro Oceânica, CSA 81, tem uma posição de amarração no leito oceânico a 1 341 metros de profundidade.


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