F-16 da Força Aérea dos EUA em exercício NATO de Emprego Ágil em Combate no Nordeste de Itália


Aviano, Itália 
1 de Dezembro de 2025

Aeronave F-16C (AF 89-2011) do "510th Fighter Squadron", alcunhados "Buzzards", da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force"), a descolar da Base Aérea de Aviano, georreferenciação 46.03348277395874, 12.600348960311484 , com os Pré-Alpes Cárnicos ("Prealpi Carniche") em segundo plano, no Nordeste de Itália, no decurso do exercício "Poggio Dart", a 1 de Dezembro de 2025.
Este F-16C, Block 040E, ao serviço dos EUA desde 1990, que passou pelos Teatros de Operações da Bósnia, Kosovo e Iraque, está aqui armado, na extremidade da asa, com míssil ar-ar de médio alcance ar-ar guiado por radar, AIM-120 AMRAAM; e, sob a asa, com míssil ar-ar de curto alcance guiado por infra-vermelho, AIM-9 Sidewinder. Ambos estão denotados como inertes pelas marcações anelares de cor azul.
O exercício "Poggio Dart" decorreu de 24 de Novembro de 2025 a 4 de Dezembro de 2025, sob a égide da NATO e organização da Força Aérea Italiana, foi coordenado operacionalmente pelo "Centro de Comando e Controlo Aéreo Projectável" ("Deployable Air Command and Control Center", DACCC) da NATO, sob comando do Major General Luca Maineri, projectado para a Base Aérea de Cervia, a cerca de 200 km a Sul de Aviano. Todo o contexto de mobilidade, interoperabilidade do exercício, segue e treina as metodologias, técnicas e dinâmicas de emprego ágil em combate ("Agile Combat Employment", ACE).
Estiveram aqui envolvidos numerosos activos das Forças Armadas Italianas, incluindo caças F-35, EF-2000 e PA-200 Tornado, aeronaves de transporte C-130J, patrulha marítima P72-A, reabastecedor aéreo KC-767A, e, como plataformas de Comando e Controlo Aéreo e de Informações, Vigilância e Reconhecimento ("Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance", ISR) aeronaves MQ-9A e E-550A CAEW, juntamente com operadores JTAC ("Joint Terminal Attack Controller"). A esta força juntaram-se caças F-16 da Força Aérea dos EUA, baseados em Aviano, e caças F-4 Phantom da Força Aérea Turca, destacados para a Base Aérea de Istrana, em Itália.
O nome do exercício é uma referência directa à localização da unidade coordenadora do exercício, o DACC, sediado em Poggio Renatico, uma pequena cidade e base aérea na província de Ferrara, no Nordeste de Itália. Sendo "Dart" ("Dardo" em português) um termo que, no âmbito militar, é usado para denotar um exercício táctico envolvendo dinâmicas de diferentes meios combatentes e sua articulação de comando e controlo em contexto de alta-intensidade.
A Base Aérea de Aviano, detida pela Força Aérea Italiana e com alojamento da Força Aérea dos Estados Unidos, a partir da qual operam, desde 1994, a sua "31st Fighter Wing" (de que o "510th Fighter Squadron" aqui referenciado faz parte). O uso pelos EUA decorre do Acordo sobre o Estatuto das Forças da OTAN (NATO SOFA), assinado em 19 de junho de 1951 e do Acordo Bilateral de Infraestrutura (BIA) entre os EUA e a Itália, assinado em 20 de Outubro de 1954.
Aviano é uma das seis bases aéreas na Europa (juntamente com Ghedi, também na Itália, a Bélgica, Alemanha, Holanda e Turquia) com armazenamento de cargas nucleares, sob a forma de bombas tácticas B61, no contexto do Partilha Nuclear NATO ("NATO Nuclear Sharing") sob custódia estrita dos EUA em tempo de Paz, sendo a sua operação enquadrada pelo SOFA/BIA com a Itália. Os F-16 do "510th Fighter Squadron" estão aptos ao emprego desta arma.
Foto por Zachary Jakel | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")







Emblema do "510th Fighter Squadron", alcunhados "Buzzards", da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")




Emblema do "Centro de Comando e Controlo Aéreo Projectável" ("Deployable Air Command and Control Center", DACCC) da NATO








Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch