Infantaria mecanizada alemã com blindados "Marder" em exercício sob nevão nos bosques lituanos
Lituânia
Dezembro de 2025
Com a acção a decorrer sob nevão nos bosques lituanos, podemos observar, além do apoio apeado (com um militar em primeiro plano armado com espingarda automática Heckler & Koch G36, em calibre 5.56×45mm NATO), o emprego de "drone" de reconhecimento DJI Mavic e a preparação para destruição de minas anti-carro (de treino, "mockup") com recurso à aplicação de uma carga explosiva de corte direccionado.
A viatura blindada "Marder" ("Marta"), desenhada e produzida pela alemã Rheinmetall Landsysteme, entrou originalmente ao serviço em 1971, tendo a sua versão mais recente, a 1A5, entrado ao serviço em 2003-2004, num "upgrade" da versão 1A3. A versão 1A5 tem uma massa total de 37,4 toneladas, 6,79 metros de comprimento, 3,24 metros de lagura e 2,98 metros de altura. Tem uma velocidade máxima de 65 km/h com um alcance operacional de 500 km. Além da guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) pode transportar 6 militares equipados. Está armada com um peça automática de 20mm, Rheinmetall MK 20 Rh 202, com 1 250 munições; e com uma metralhadora coaxial, à sua esquerda, MH3 de 7.62mm, com 5 000 munições. Pode ainda receber sobre a torre, à direita, um lançador de mísseis guiados anti-carro MILAN, transportando tipicamente 4 munições no interior do chassis. Conta ainda com 6 tubos lançadores de granadas de fumo de 76mm.
A Lituânia, o mais meridional dos três Estados Bálticos, partilha uma fronteira de 275 km com a Federação Russa (exclave de Kaliningrado). No seu ponto mais próximo, a fronteira dista cerca de 50 km do centro da cidade portuária de Kaliningrado. Esta cidade, com uma área de 223 km², é a capital da região homónima e a sede da Frota do Báltico ("Балтийский флот") da Marinha da Federação Russa ("Военно-морской флот Российской Федерации"). A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha Multinacionais no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia e Bulgária.
Fotos via "NATO Multinational Battle Group Lithuania"






Comentários