Forças dos Estados Unidos abordam e apreendem petroleiro "Skipper" no Mar das Caraíbas ao largo da Venezuela


Mar das Caraíbas 
10 de Dezembro de 2025

Acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) conduzida por Forças dos Estados Unidos, com descida em "fast rope" a partir de dois helicópteros, sobre o navio petroleiro "Skipper" (IMO 9304667), exibindo pavilhão da Guiana e de posse e gestão por empresas nigerianas, na manhã de 10 de Dezembro de 2025, no Sudeste do Mar das Caraíbas, em águas internacionais ao largo da costa Norte da Venezuela.
A acção, liderada pela Guarda Costeira dos EUA e com apoio da Marinha dos EUA, foi conduzida com recurso a dois helicópteros MH-60 "Sea Hawk", a operarem a partir do porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN-78), projectando uma força de VBSS compreendendo 10 elementos da Guarda Costeira e 10 elementos do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC). A operação contou ainda com o envolvimento do "Federal Bureau of Investigations" (FBI) e do "Department of Homeland Security" (DHS) dos EUA.
A força da Guarda Costeira foi composta por elementos de uma das suas Equipas de Resposta e Segurança Marítima ("Maritime Security and Response Team", MSRT), usadas em contextos de ameaça severa de terrorismo, tráfico ou ameaça química, biológica, radiológica, nuclear ou explosiva ("Chemical, Biological, Radiological, Nuclear, Explosive", CBRNE). A Guarda Costeira conta com duas destas equipas: a "MSRT-East" (em Chesapeake, Virgínia, Costa Leste) e a "MSRT-West" (em San Diego, Califórnia, Costa Oeste).
O "Skipper" (ex-"Adisa") foi construído pelos estaleiros japoneses de Imabari em 2005, com um comprimento de 333 metros, uma boca de 60 metros, um calado de 21,1 metros, e 310 mil toneladas. É detido pela Triton Navigation Corp e gerido pela Thomarose Global Ventures Ltd., ambas com sede no número 82 da Jakpa Road, em Effurun na Nigéria. Está sancionado pelo "Office of Foreign Assets Control" do Departamento do Tesouro dos EUA desde 3 de Novembro de 2022 por acusação de envolvimento em transporte ilícito de petróleo entre a Venezuela e o Irão.
Estaria aqui a navegar arvorando o pavilhão da Guiana, mas sem registo efectivo nesse país, transportando uma carga de cerca de 1,8 milhões de barris de crude, embarcada no terminal petrolífero de Puerto José ("Jose Terminal", VEJOT), na Venezuela, georreferenciação 10.100000, -64.866667, navegando com o seu sistema de identificação automático ("Automatic Identification System", AIS) desligado. Entretanto, com AIS ligado desde as 21:55 UTC de 10 de Dezembro de 2025 (ao sul de Granada), o petroleiro navega actualmente, pelas 11:16 UTC de 11 de Dezembro de 2025, a 10,4 nós, com rumo 13.8° (Norte), a cerca de 55 milhas náuticas a Oeste do Porto de Bridgetown nos Barbados.
A operar no Teatro de Operações Europeu (Mediterrâneo e Atlântico Norte), desde Julho de 2025, sob a área de operações da 6.ª Esquadra (baseada em Nápoles, Itália), o "Carrier Strike Group" (CSG12) liderado pelo USS Gerald R. Ford recebeu ordens, a 25 de Outubro de 2025, do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, para rumar para a àrea de responsabilidade USSOUTHCOM ("United States Southern Command") com destino ao Teatro de Operações do Mar das Caraíbas - que alcançaria a 11 de Novembro de 2025, operando já sob a égide da 4.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos (baseada em Mayport, Jacksonville, Florida, EUA).
Ao serviço desde 22 de Julho de 2017, com o nome do 38.º Presidente dos EUA, trata-se do maior porta-aviões existente, deslocando 100 000 toneladas, com 337 metros de comprimento, 41 metros de boca junto à linha de água e 78 metros no convés de voo. Propulsionado por 2 reactores nucleares Bechtel A1B PWR, alcança uma velocidade máxima de 30 nós. Com uma guarnição de mais de 4 500 elementos, possui um convés de voo de 333 metros por 77 metros, equipado com 4 catapultas electromagnéticas (EMALS) e 3 elevadores para aeronaves, podendo transportar mais de 75 das ditas - compreendendo F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler, E-2C Hawkeye e MH-60R/L Sea Hawk.









Vídeo via Procuradora-Geral dos Estados Unidos ("US Attorney General") Pamela Bondi com fotos seleccionadas e editadas por E&E


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch